segunda-feira, 29 de outubro de 2012

13º salário: gratificação de Natal será capaz de acumular 10% a mais do que em 2011


13º salário irá beneficiar 80 milhões de pessoas e movimentar R$ 131 bilhões na economia

Com a chegada do final do ano, muitos profissionais já começam a criar expectativas e planos com o 13º salário. Não importa se é para acerto de dívidas ou até mesmo início de novas inadimplências, os trabalhadores estão sempre esperando pela bonificação natalina. Cresce a cada ano o número de empresas que aderem a essa bonificação. De acordo com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) esse maior interesse das empresas com relação ao pagamento do 13º salário deve movimentar R$ 131 bilhões na economia nacional em 2012. O valor é equivalente a quase 3% do Produto Interno Bruto do País.




Neste ano, 80 milhões de pessoas serão beneficiadas com o 13º salário, sendo 49,3 milhões trabalhadores formais e 30,6 milhões aposentados e pensionistas. Para a sócia da Trade Contabilidade, Simone Domingues, além de reduzir o interesse em utilizar o salário para consumo, as pessoas que pretendem ir às compras estão dispostas a gastar menos. “O número de brasileiros endividados aumenta relativamente a cada ano. Atualmente, esse número passa a casa dos 60 mil”, explica Simone. “Com o aumento da dívidas, também cresce a cautela do consumidor, que na hora de ir às compras pode reduzir os gastos, o que interfere no potencial do Natal e no ritmo das atividades econômicas do País”, afirma.

De acordo com ela, as dívidas no cheque especial e no cartão de crédito são as que cobram juros mais elevados e são as que os profissionais preferem quitar com o recebimento do 13º salário. Todo profissional que trabalhar no mínimo 15 dias com carteira assinada tem direito ao 13º salário. No caso do trabalhador que não tenha completado um ano de serviço, o 13º salário é proporcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário