segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Obstetra dá 5 dicas para moldar a inteligência emocional do bebê

As emoções vivenciadas pela mãe, boas ou ruins, são capazes de influenciar diretamente na saúde emocional das crianças. O ginecologista e obstetra Dr. Domingos Mantelli, da capital paulista, explica que o feto desenvolve a memória inconsciente pelas sensações da vida intra-uterina e dá cinco dicas para moldar a inteligência emocional do bebê.

Para Dr. Domingos é preciso criar uma interação positiva com a criança para que ela se desenvolva adequadamente e para que a mãe tenha um parto tranquilo. O ginecologista listou cinco dicas para garantir o desenvolvimento sadio do bebê. Confira:

1-Evite o stress: quando a mãe fica nervosa, ansiosa, o corpo libera hormônios como adrenalina e cortisol que são transmitidos ao bebê por meio do cordão umbilical. Ele sente essas alterações maléficas com o aumento do seu ritmo cardíaco. Na fase de formação do sistema neuronatal, essa descarga de hormônios estressantes pode prejudicar a arquitetura cerebral, levando a déficits cognitivos e afetivos na vida adulta. E isso vale para o dia a dia no trânsito, no trabalho ou em casa.

2 – Escute música: conhecido como “Efeito Mozart”, há estudos que analisam o efeito do timbre clássico no desempenho das crianças em algumas tarefas que envolvam raciocínio espacial e temporal. Evite também lugares barulhentos e agitados, isso pode trazer desgastes ao bebê, deixando-o inquieto e até irritado.

3 – Converse com o bebê: ele consegue perceber as diferenças entre os tons de voz e entonação e ainda reconhecer o som da mãe. Assim, uma mamãe que conversa de forma carinhosa com a criança vai conseguir transmitir o quanto ela é amada e esperada.

4 - Dormir bem: uma noite mal dormida eleva os níveis de cortisol no sangue e prejudica a gestação.

5- Coloque o papai para participar: a presença paternal também ajuda a desenvolver a confiança e a inteligência emocional da criança. Vale conversar, alisar a barriga, demonstrar afetividade e o quanto a criança é bem-vinda.

Dr. Domingos Mantellié ginecologista e obstetra especialista em Ginecologia e Obstetrícia ligado às maternidades Santa Joana e Maternidade Pró-Matre Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário