terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Cardápio anti fungos - saiba os alimentos que combatem a candidíase

Pão branco, cafeína, bolo, balas, bebidas alcoólicas e até mesmo o açúcar das frutas e dos sucos naturais são grandes vilões do mau que atinge grande parte das mulheres, alguns homens e até crianças. E não é só isso, a função digestiva precária também pode estimular a proliferação do fungo da cândida.

Ao contrário do que muita gente pensa não é só o biquíni molhado, o sexo sem proteção, as calças apertadas e as mudanças hormonais que favorecem o crescimento e proliferação do fungo da cândida. Muitas mulheres apresentam a doença por conta da má alimentação, que torna o organismo ambiente preferido para os fungos e toxinas se proliferarem.

Cerveja, vinho, queijos, amendoim, pistache, castanha de caju e até alguns alimentos considerados naturais, como o milho verde e o côco ralado, podem afetar principalmente o sistema digestivo e ainda provocar desequilíbrio e distúrbios hormonais. E não pára por aí. As deficiências nutricionais, a função digestiva precária, os períodos de baixa imunidade e baixa energia corporal também estimulam o crescimento desses “bichinhos” famosos por causar uma secreção branca, coceira e até irritação na vagina.

Uma alimentação equilibrada e rica no consumo de peixes em pelo menos três vezes por semana e complementada com alho, cebola, azeitonas, azeite de oliva, hortaliças verdes, ervas, especiarias, semente de linhaça e produtos à base de soja como o tofu e o iogurte, melhoram e muito a função digestiva e o sistema imunológico e ainda ajudam a bloquear o caminho entre a cândida e o ambiente propício para o seu crescimento.

Os alimentos amigos das mulheres:
peixe
alho
cebola
azeitonas
azeite de oliva
hortaliças verdes escuras
ervas
especiarias
semente de linhaça moída
cereais integrais
grãos
tofu
iogurte

Os inimigos:
pão branco
cafeína
doces em geral
bebidas alcoólicas
cerveja
vinho
queijos
amendoim
pistache
castanha de caju


FONTE: Departamento de nutrição da Clínica Dr José Bento de Souza

2 comentários:

  1. Olá. Tenho candidiase de repetição, tenho 50 anos e já so há mais de 8 anos, minha crise tá durando 3 meses e rosolvi mudar mesmo a alimentação, mas meu organismo clama por umcafezinho e 2 pães de forma integral, mas tem fermento. Como posso substitui lo em beneficio da dieta? Consigo ficar sem arroz e feijão, mas o difícil é o lanche da tarde sinto ate dor de cabeça sem o café.Obg.Eliane

    ResponderExcluir
  2. Tenho candidiase de repetição a 10 meses prefiro alimentos salgados tem algo a ver?

    ResponderExcluir