quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Retargeting traz receita ao e-commerce e aumenta a conversão do negócio em 200%


Gato e rato, anunciante e cliente! Nova tendência da publicidade online persegue os usuários e é capaz de gerar alta taxa de conversão

O Brasil já tem mais de 82 milhões de pessoas com acesso à internet e atinge mais de 40% do País. Com isso, os números mudaram o cenário da publicidade nos últimos tempos e exigiram das empresas uma busca constante por novas formas de anunciar os produtos, conquistar clientes e impulsionar negócios na web. Sendo assim, anunciar na internet se tornou um ótimo negócio.
Um estudo feito pela ComScore e IAB apontou que os brasileiros são receptivos à publicidade na internet. Os entrevistados consideraram a publicidade online criativa e rica em conteúdo. Na comparação com outros meios, a internet se saiu melhor em todos os quesitos, exceto um: a qualidade de ser memorável.

Para o gerente de e-commerce Flavio Inacio da Eletrônica Santana, empresa que está no setor há 48 anos, uma das melhores maneiras de se comunicar com os usuários na web é através do Retargeting. “Através de ações como o retargeting, o consumidor retorna ao site e na maioria das vezes conclui a compra que foi anteriormente abandonada”, explica Flavio. “Isso é o retargeting! Lembrar o consumidor de realizar o seu objetivo”, afirma.

Como funciona o Retargeting?

O Retargeting, que do inglês seria algo como “remirar”, nada mais é que  um recurso de publicidade online, que permite segmentar as suas campanhas de forma a que os seus anúncios sejam apenas mostrados as pessoas que já interagiram de alguma forma com o seu site.
O funcionamento é simples. Quando alguém visita seu site, será gerado um cookie. Este cookie é um arquivo que armazena algumas informações de comportamento do consumidor, como buscas realizadas, produtos clicados, categorias acessadas, produtos adicionados ao carrinho de compras, ente outros.
O cookie permite que a ferramenta de retargeting saiba quando o cliente está visitando um outro site, como portais e blogs. Se houver espaço de publicidade disponível na rede display, a ferramenta vai se candidatar em tempo real e dará o lance. No momento em que a página é carregada, o espaço do anúncio terá sido comprado e será exibido junto com o conteúdo da página. Este processo inteiro é automatizado e ocorre em fração de segundos.
Assim, com os visitantes que retornam no site é possível aumentar em 200% a chance de converção em relação a novos visitantes. Ou seja, o Retargeting é uma grande oportunidade de receita para o e-commerce.

Influência do Retargeting

De acordo com Flavio, “de nada adianta criar campanhas, como e-mail marketing e outras estratégias, se não houver conversão no que está sendo ofertado”. Para ele, um benefício importante é que a exposição dos banners promocionais em outros canais faz a empresa parecer maior para usuários que não conhecem o Retargeting. Além disso, o cliente pode ser impactado algumas horas depois através de e-mail com os produtos que ele pesquisou ou abandonou no carrinho de compras. “O Retargeting na verdade, é a maneira de dar aquele empurrão para que o cliente volte e efetue a compra”, diz Flavio.

Em julho de 2012, um estudo realizado com 5.343 compradores pelo instituto de pesquisa Bizrate Insights, concluiu que 85% dos consumidores que compram pela internet são receptivos ou neutros em relação aos anúncios de retargeting. Além disso, o estudo verificou que as mulheres são mais propensas do que os homens a este tipo de propaganda. A pesquisa ainda descobriu que 25% dos consumidores afirmam gostar desse método de publicidade porque os anúncios lembram o que eles estavam analisando recentemente. A pesquisa vai de encontro a um estudo realizado pela Nielsen onde os consumidores são muito mais visuais e quanto mais se deparam com seu desejo, mais estão sujeitos a consumi-lo. O Retargeting na verdade, é a maneira de dar aquele empurrão para que o cliente volte e efetue a compra.

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