segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Brasil está em segundo lugar em número de academias, aponta pesquisa

Ginástica turbinada


Segundo pesquisa anual realizada pelo IHRSA Global Report 2015 (International Health, Racquet & Sportsclub Association), respeitado relatório sobre o panorama do mercado mundial do fitness, o Brasil é o 2º país com maior número de academias por habitante.

A análise engloba 18 países: EUA, Brasil, Alemanha, Argentina, México, Coréia do Sul, Itália, Canadá, Reino Unido, Japão, Espanha, Índia, Rússia, Austrália, França, China, Arábia Saudita, África do Sul.

De acordo com o levantamento, hoje o Brasil possui cerca de 31.800 academias distribuídas de norte a sul do país. Porém, apesar de registrar 7,952 milhões de alunos, a taxa de penetração da população em academia é de apenas 3,97%.

Já números da Fitness Brasil, empresa que há 27 anos atua no mercado de fitness, saúde e bem-estar no Brasil e na América Latina - responsável pelos principais eventos do segmento, a mensalidade brasileira gira em torno de USD26, e é um dos fatores menos relevantes para a prática de atividade física. “Isto é um sinal claro que, se melhorarmos o serviço prestado, o número de praticantes tende a crescer muito”, acredita Gustavo Almeida, diretor executivo da Fitness Brasil.

Dados de uma pesquisa do IBGE (“A prática de esporte no Brasil” - http://www.esporte.gov.br/diesporte/2.html), relata que dos 25,6% praticantes de atividade física, apenas 12,3% estão em academias e apenas 1,4% abandonam os exercícios por motivos econômicos. Outro grande fator de desistência é a falta de resultados (6,1%), mesmo tendo 28,3% dos praticantes recebido orientação de um profissional de educação física.

A pesquisa ainda mostra que jovens entre 16 e 24 anos estão desistindo cada vez mais de praticar atividade física. O índice de desistência nesta faixa etária chega a 45%. Destes, apenas 28,3% receberam orientação de um profissional de educação física e que 6,1% indicam problemas na prática de exercícios e falta de resultados como motivos para a desistência.

A notícia assusta e coloca o problema frente a frente com a principal discussão do esporte brasileiro: a falta de incentivo na formação de novos atletas. Há um ano das Olímpiadas Rio-2016, o desafio continua. “A atividade física orientada e a conscientização de que o educador físico é a figura principal para que os índices de abandono por falta de resultados ou lesão seja menor deve ser vista como prioridade”, destaca Almeida, acrescentando que “nosso maior legado é apostar e acreditar na educação física como transformadoras de vidas. Já passaram pelos nossos congressos e treinamentos mais de 145 mil profissionais em 25 anos de história da Fitness Brasil. Estamos fazendo a nossa parte”, conclui o diretor.

Sobre a Fitness Brasil
A Fitness Brasil atua há 27 anos no mercado de fitness, saúde e bem-estar no Brasil e na América Latina. A empresa é responsável pelos principais eventos do segmento, entre eles a Fitness Brasil Internacional, a IHRSA FITNESS BRASIL, a Fitness Brasil Bahia e a Fitness Business Tour. Os congressos e conferências têm o conteúdo formatado e chancelado pelo Instituto Fitness Brasil, cuja missão é oferecer saúde e bem-estar à sociedade.
O fundador e presidente da Fitness Brasil, Waldyr Soares, é reconhecidamente um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento do setor de fitness e wellness no país. Em 2011, inclusive, o empresário recebeu um prêmio entregue pela IHRSA - International Health, Racquet & Sportsclub Association - às principais personalidades mundiais cujas contribuições tenham causado um impacto significativo em suas comunidades dentro deste segmento. O prêmio em questão é considerado um dos mais importantes deste nicho de mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário