quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Pele x pílula - contraceptivos podem sim contribuir para a beleza

Desde que ela surgiu, na década de 50, a finalidade da pílula anticoncepcional era apenas preventiva da gravidez indesejada. Rica em hormônios, elas até poderiam ser as responsáveis pelo aumento de peso das mulheres. Hoje, ela já é considerada um dos métodos mais populares e eficazes com baixa dosagem hormonal, e o melhor, pode até ser considerada uma aliada nos tratamentos estéticos contra celulite, queda de cabelos e oleosidade da pele.
Isso acontece porque os mesmos hormônios das pílulas que previnem a gravidez são quase iguais aos fabricados pelos ovários femininos. Esta semelhança química permite que estes tenham funções parecidas com os produzidos pelas mulheres, o que pode ajudar na beleza da pele, dos cabelos e até do corpo.

Segundo Dr. Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra, a combinação entre a mulher e sua pílula precisa ser perfeita para que ela possa contribuir com a beleza. “Existem hormônios que variam de uma pílula para outra, por isso é tão importante que a mulher use o método que favoreça seu organismo e que combine com os seus hormônios naturais”, explica.
A queda capilar feminina, por exemplo, tem muito a ver com o ciclo menstrual, por isso o uso destes anticonceptivos podem ajudar na redução na queda dos fios e até estabilizar a queda durante todo o mês. Já as pílulas que contém drospirenona ou acetato de ciproterona na composição contribuem para a redução da oleosidade da pele, isso porque reduzem a produção das glândulas sebáceas, a grande responsável pela acne e pela oleosidade na raiz dos cabelos.
O especialista ainda alerta para os principais componentes que podem ajudar a manter pele, corpo e cabelos desejáveis:

Componentes
Benefícios
Cafeína
Ajuda a eliminar os quilos a mais
Zinco, ferro magnésio, vitaminas A,C e E
Pele, unhas e cabelos mais bonitos
Ácido linoléico
Contribui para diminuir a oleosidade

É claro que, é fundamental a orientação de um especialista para que os anticoncepcionais sejam prescritos e orientados pelo uso correto e pela melhor combinação de hormônios para cada organismo.

FONTE: Dr. Domingos Mantelli – é ginecologista e obstetra, pós graduado em ultrassonografia Ginecológica e Obstétrica e pós graduado em perícias médicas. http://domingosmantelli.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário