terça-feira, 10 de setembro de 2013

Saiba as múltiplas funcionalidades das coalhadas fresca e seca

Fresca ou seca, quando se pensa em culinária sírio-libanesa a coalhada, ou labneh, sempre está presente. Seja pelo seu sabor neutro, ou por ser um alimento funcional, já que possui mais proteínas e vitaminas que o iogurte, já foram criadas múltiplas formas de se combinar a receita. Criada por a um médico de Constantinopla, tornou-se famosa por curar a dor de barriga do rei da França François I, no séc XV. Porém, as variações foram surgindo e o leite fermentado, antes remédio, tornou-se um dos pratos mais conhecidos do Oriente Médio a São Paulo.


Segundo o restauranteur Beto Isaac, do restaurante Arabesco, a diferença entre a coalhada fresca e seca pode ser sutil, mas é decisivo na hora de colocar o toque especial nas receitas tanto doces, quanto salgadas. “A fresca baseia-se em uma textura leve, mas com um sabor mais forte. Já a seca é mais aerada, com sabor mais suave e que leva mais tempo na maturação”, explica.

Qual escolher?
A coalhada seca funciona bem, principalmente, sozinha. “Com um fio de azeite e uma fatia de pão, o prato já pode ser servido. Por ser mais ácida que a fresca, a aposta também é combiná-la com, por exemplo, o kibe cru – que tem o sabor mais neutro”, pontua Isaac. 
A fresca se caracteriza mais como acompanhamento do que como estrela principal, por exemplo, funcionando como molho como em salgados e em saladas. “Também é a que mais combina com doces, por dar mais cremosidade às receitas e deixa-las suaves.” Além disso, pode ser o toque especial em vitaminas e sucos. O que vale é a criatividade.

Confira a receita especial de coalhada fresca do restaurante Arabesco

Coalhada Fresca
Ingredientes
1 litro de leite tipo B
2 colheres (de sopa) de coalho
Modo de preparo
Coloque o leite numa panela. Leve ao fogo até ferver. Retire do fogo e deixe amornar até atingir a temperatura de, aproximadamente 45º C. Não dispondo de um termômetro, proceda da seguinte maneira:
  • Coloque o dedo no leite e conte até dez;
  • Suportando a temperatura, este será o ponto ideal para fazer a coalhada.
À parte, dilua o coalho em um pouco do próprio leite morno e junte ao restante. Mexa bem, airando com uma concha da seguinte forma:
  • mergulhe a concha no leite.
  • Levante do alto, verta o leite de modo a fazer espuma e oxigene.
  • Repetir o procedimento algumas vezes.
  • Coloque em um ou mais recipientes (de preferência de cerâmica ou louça).
Tampe e envolva com um pano grosso, para manter o calor. Deixe repousar por 2 horas, no verão, e por 3 horas, no inverno, sem mexer. Após coalhar, leve à geladeira por, no mínimo, 2 horas antes de consumir.
Dica
  • Coalho (em árabe Raubi), é uma porção de coalhada extraída de outra, feita anteriormente.
  • Outra opção é usar, como coalho, iogurte natural.
  • Neste caso,porém, nas primeiras vezes a coalhada ficará mais ácida.
Serviço:
ARABESCO
Rua Doutor Homem de Mello, 494 – Perdizes.
Tel: (11) 3872-8164
Horário de funcionamento: das 10h às 23h – de segunda a sábado
Domingos das 10:30 às 17:00
Estacionamento gratuito
Av. Paulista, 1765
Tel: (11) 3289-5664
Horário de funcionamento: das 8h às 18h - de segunda à sexta
www.arabesco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário