segunda-feira, 15 de abril de 2013

Hora certa de treinar, existe?


Bem cedinho, na hora do almoço, no meio da tarde ou só depois do trabalho. Adequar a agenda com o treino na academia é uma tarefa difícil para muita gente. Mas algumas dicas vão ajudar a identificar a hora certa de treinar para cada pessoa, fazendo com que os resultados sejam potencializados. Saiba as vantagens e desvantagens de cada horário para se exercitar.

Use o relógio a seu favor! “O melhor horário para treinar é aquele em que está mais disposto e com os níveis de energia altos”, afirma Rodrigo da Silva, da Academia Smart Fit/DF profissional de educação física da Academia Smart Fit. A vantagem de treinar no período da manhã é que o organismo é acelerado logo cedo, despertando mais rapidamente para as atividades cotidianas. Porém os cuidados com a alimentação devem ser redobrados. Quem come pouco antes de se exercitar pode tem sintomas de hipoglicemia. Por isso, nas refeições pré treino reúna os principais grupos alimentares como carboidratos, proteína, fibras e gordura.


Já para quem tem a tarde livre para praticar exercícios, provavelmente se sentirá mais forte para levantar disposto para suar. Isso porque a temperatura do corpo costuma ser mais alta nesse período, o que contribui para o desempenho nas atividades anaeróbicas, como a musculação. Porém, essa disposição não é valida para quem pratica atividades aeróbicas, para a queima de gordura. Para quem prefere a vida noturna saiba que os exercícios são um ótimo aliado do sono, porém, se realizado pouco tempo antes de se deitar, ele pode o efeito inverso. 

A quem consiga sair da academia, tomar um banho e dormir tranquilo. Mas se não quer correr o risco de ficar acordado na madrugada então reserve de duas a três horas para o corpo desacelerar. Segundo Rodrigo da Silva, da Academia Smart Fit/DF, não existe um horário em que o consumo de calorias é maior, na realidade esse consumo irá depender totalmente do treinamento realizado. “Antes de mais nada é preciso respeitar o metabolismo de cada pessoa e entender em que momento ele funciona melhor”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário