quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Treino funcional beneficia parto e garante gravidez sem dores


Nada de ficar deitada durante os nove meses de gravidez e sair comendo tudo o que tem vontade! A grávida “moderna” faz atividade física sim e os benefícios são mais do que saudáveis não só para ela como para o bebê.

Segundo a treinadora máster do CORE 360º, Daniela Azevedo, existem programas de exercícios físicos seguros e eficazes para gestantes, capazes de promover o bem estar e eliminar as dores durante a gestação. “O treinamento funcional é um dos programas mais recomendados para gestastes por agregar dinamismo e otimizar os padrões de movimento que busquem funções como levantar, puxar, agachar e estabilizar visando as tarefas diárias e o período pós parto”, explica Daniela, afirmando que “as sessões de treinos são divertidas, inovadoras, seguras e adequadas para a capacitação física das gestantes”.

Dores na lombar são as principais queixas das gestantes e, segundo Daniela, “o treino funcional é utilizado como uma medida preventiva para fortalecer, alongar e relaxar a região”. A dor lombar durante a gestação varia de 50 até 80% das mulheres e são comuns após o sexto mês de gravidez. Apostar nas atividades de alongamento da cadeia posterior, tantos membros superiores quanto inferiores, e estabilização do tronco, quadril e cintura escapular ajudam as gestantes ganharem força e diminuir a sobrecarga nas articulações. Entre os exercícios para grávidas, os movimentos que reforçam a região pélvica estão inseridos em exercícios de adução e abdução do quadril e glúteos. Nessa mesma sessão é importante realizar o equilíbrio muscular já que nessa fase o corpo sofre alterações corporais além de metabólicas, pois auxiliam na amplitude de movimento e reforçam a musculatura da região. Mulheres que pretendem fazer parto normal, ou buscam um pós-parto cesariano sem problemas, devem apostar nesses exercícios, que podem ser realizados com mini bands, os conhecidos elásticos muito usados no treinamento funcional.

Esse treino é capaz de diminuir incidências de lesões e aumentar eficiência dos movimentos, além de melhorar o equilíbrio, coordenação motora e postura das gestantes. De acordo com Daniela, esses exercícios devem ser conduzidos apenas por profissionais capacitados e com conhecimento, já que a mulher sofre alterações corporais, além de adaptações fisiológicas e anatômicas. “Até o terceiro mês, que é a fase de formação do bebê, não é muito recomendado realizar atividades físicas intensas. Porém, as grávidas podem fazer qualquer exercício, desde que um profissional a oriente e se atente a carga e intensidade dos movimentos”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário