No Brasil, é comum ouvir que o ano começa
depois do Carnaval. O mês de fevereiro simboliza a retomada da economia já que
tanto para o comércio online como para o offline há uma caída nas vendas por
conta do Carnaval. Essa queda ocorre desde o primeiro mês do ano, que vem
carregado de tributos, impostos e outros gastos, como IPVA (Imposto sobre a
Propriedade de Veículos Automotores), IPTU (Imposto Predial e Territorial
Urbano), seguro de veículo, matrícula e materiais escolares. Além disso, também
há os gastos fixos do mês, acompanhado das faturas de cartões de crédito
recheadas dos gastos das festas de fim de ano. Porém, o gerente de e-commerce
da Eletrônica Santana, Flavio Inacio, afirma que as empresas não devem se
desmotivar por conta da data. Os dois primeiros
meses do ano podem ser aproveitados de forma produtiva e são ideias para a
empresa se preparar para o que vem depois do Carnaval. “É
importante que as empresas entendam que toda época é época de vender, basta
saber aproveitar as oportunidades”, afirma Flavio. “Fevereiro é a oportunidade
de reforçar o primeiro contato do ano, independente da sazonalidade”, diz.
Além
disso, entrar em contato com os clientes é fundamental para entender o que eles
esperam da empresa durante o ano. Isso ajuda a atender melhor os clientes e fortificar as relações. No entanto, fazer um
levantamento de novos clientes também é ideal para o período. Estudar técnicas
de prospecção vale a pena para que sejam prospectados clientes certos, que
possam se tornar clientes ativos.
Portanto, apesar de não
representar garantia de sucesso, o planejamento estratégico é uma ferramenta
fundamental que aumenta as chances de sucesso e diminui as chances de erro.
“Nas vendas, o ano não começa depois do Carnaval”, finaliza.
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