segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Adoçante: amigo ou vilão?


Será que eles realmente são aliados das dietas saudáveis?

A resposta é sim, mas se a opção for o adoçante 100% natural, sem passar por nenhum processo químico. Oito gotas ou um sachê do produto equivalem a duas colheres de chá de açúcar. Dá para usar a vontade e colocar na lista dos amigos da dieta sim e sem contra indicações. A versão líquida contém zero calorias a cada 8 gotas.

Ideal para quem não pode ou simplesmente não quer consumir açúcar e nem aditivos químicos, adoçantes naturais a base de extrato de folhas Stevia rebaudiana estão entre as opções que podem ser consumidas sem nenhum risco à saúde. ”As propriedades desse adoçante não são metabolizadas como o açúcar no organismo e, portanto não alteram o nível de glicose no sangue”, diz a engenheira de alimentos Fabiane Costacurta da Jasmine Alimentos.

Para Fabiane o adoçante natural pode ser consumido por qualquer pessoa sem contraindicações em todos os alimentos que utilizaríamos açúcar, em qualquer preparação culinária. Porém, uma alimentação rica em fibras, cereais integrais, vegetais e carnes magras, além de atividade física regular, são os maiores aliados para manter o peso e a glicemia no nível ideal. A engenheira ainda explica que os adoçantes até podem agradar o paladar, porém, o cérebro não interpreta a ingestão como a de um doce. “Extrair da alimentação natural a frutose das frutas, por exemplo, é um dos caminhos mais curtos para saciar a vontade de açúcar e não cometer exageros em doces artificiais” finaliza.

Confira as diferenças entre os sintéticos e o adoçante natural:

Tipo
Características
SUCRALOSE
Adoçante sintético obtido a partir da cloração da sacarose.
CICLAMATO
Adoçante sintético feito a partir de um derivado do petróleo, o ácido ciclo hexano sulfâmico. Deve ser evitado por hipertensos, já que costuma aparecer na forma sódica, ou seja, combinado com sódio. 
SACARINA
Adoçante artificial também extraída de um derivado do petróleo, o ácido sulfanoilbenzóico. Tem gosto residual amargo.
ASPARTAME
É um edulcorante sintético composto pelos aminoácidos aspartame e fenilalanina. Não é estável quando aquecido, por exemplo, quando utilizado em cafés e chás.

ACESSULFAME-K
Acessulfame-K é um sal de potássio sintético produzido a partir do ácido acético.
STEVIOSIDEO
Extraído da estévia, único adoçante de origem vegetal produzido em escala industrial. Não sofre alterações quando utilizado em produtos com temperaturas elevadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário