quarta-feira, 13 de junho de 2012

"Faxina" no pulmão diminui sintomas de doenças respiratórias no inverno, diz fisioterapeuta

Bronquiolite, bronquite, asma e até a pneumonia são algumas das principais doenças pulmonares que aparecem nas crianças nos dias mais frios. Porém, com pequenas mudanças no quarto das crianças e alguns exercícios simples, ajudam minimizar e tratar os sintomas que tiram o sono de pais e filhos durante o inverno e o melhor, sem uso de medicamentos.
“Umidificar o quarto, evitar tapetes e objetos de pelúcia e manter a casa sempre limpa são medidas simples que ajudam as crianças a respirarem melhor durante os dias mais frios”, orienta a fisioterapeuta pediátrica Fernanda Davi. Mas se os sintomas persistirem, os pais devem procurar um especialista. Fernanda explica que com técnicas específicas de fisioterapia, como a higienização pulmonar, é possível restaurar a capacidade do pulmão de eliminar as bactérias. De uma maneira bem simples e com apenas 3 sessões, já é possível aliviar o desconforto das crianças. “Tapotagem, drenagem postural e estímulo a tosse funcionam como incentivadores respiratórios e ajudam a diminuir as secreções comuns dessa época”, diz.

Fernanda explica ainda que durante o inverno, devido ao aumento dos poluentes do ar e a falta de chuvas frequentes, o ar fica seco e mais poluído e faz o ambiente ainda mais propicio para proliferação de vírus e bactérias, causando infecções das vias áreas. “Se uma criança começar o tratamento antes das temperaturas baixarem as chances de evitar internações e casos de pneumonia nessa época são enormes”, completa a especialista.
Fernanda Davi

A Dra. Fernanda Davi é fisioterapeuta formada pela Universidade da Cidade de São Paulo. Especialista em Fisioterapia Pediátrica e Neonatal pelo Instituto da Criança/ Hospital das Clinicas - USP. Residência em Fisioterapia Neonatal pelo Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros e pós Graduada pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Graduada pelo método Cuevas Medek Exercise (CME I) – Chile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário