quarta-feira, 10 de abril de 2013

Exercícios realizados com elásticos especiais ajudam também em sessões de fisioterapia


Estica e puxa

Segundo Rodrigo Assi, treinador master do CORE 360º, o treino com o Rubber Band também melhora a coordenação motora e tônus muscular.  A intensidade dos exercícios varia de acordo com o calibre do elástico. Quanto maior a espessura, maior o nível de dificuldade para executar os movimentos. “Apesar de parecer fácil, é necessário que um profissional de Educação Física oriente sobre a postura e movimentos corretos. Exercícios realizados de forma incorreta ou em excesso podem causar sérias lesões às fibras musculares” e articulações, principalmente, quando a questão é sobre carga ideal para os exercícios, alerta Rodrigo Assi. A força aplicada ao puxar e empurrar o elástico estimula o fortalecimento das fibras musculares, assim como o levantamento de peso, porém, respeitando o limite dos músculos e articulações. Por isso, elásticos são recomendados para tratamentos de fisioterapia, fortalecimento muscular, trabalhos coordenativo e postural.
Abaixo Rodrigo recomenda um treino, que seja funcional e que atenda seus objetivos, realizado três vezes por semana de forma alternada, com o acessório: Seguir sem pausa a cada 3 ou 2 exercícios, no final uma pausa de no máximo 1 minuto. 


A) Empurrar (Peito)
Sente em uma cadeira e passe o elástico por trás do encosto. O elástico deve ficar firme e sempre na mesma posição. Segure uma alça em cada mão e abra os braços. Feche os braços simultaneamente e repita o movimento (3 séries de 12 repetições), sem pausa para o exercício B, sempre com intensidade ideal para 12 repetições.

B) Dominância de Joelhos (Pernas)
Em pé, coloque um pé para frente e outro para trás. O pé da frente deve pisar em cima do elástico.  Passe o elástico por trás dos ombros. Flexione e estenda as duas pernas simultaneamente, mantendo um ângulo de 90° graus na flexão dos joelhos (3 séries de 12 repetições), sem pausa para o exercício C, sempre com intensidade ideal para 12 repetições.

C) Core (Abdômen)
Deite de barriga para cima e flexione os joelhos. Passe o elástico em um móvel fixo e segure nas alças. Levante os braços e suba o tronco, contraindo a musculatura abdominal e desça até a metade também fazendo contração do abdômen (3 séries de 18 repetições), sem pausa para o exercício A, sempre com intensidade ideal para 18 repetições.


1)  Puxar (Costas)
Prenda o elástico em um lugar fixo. Flexione as duas pernas e mantenha a coluna reta. Traga os braços até o peitoral e estenda-os (3 séries de 12 repetições), sem pausa para o exercício 2, sempre com intensidade ideal para 12 repetições.

2) Empurrar (Tríceps)
Em pé, pise com a perna direita em uma das pontas do elástico. Estenda a outra ponta com o braço direito por traz do corpo. Estenda e flexione o braço. Troque de lado (3 séries de 12 repetições), sem pausa para o exercício 1, sempre com intensidade ideal para 12 repetições.

D) Puxar (Bíceps)
Em pé, segure em cada mão uma alça do elástico e pise com os dois pés para prendê-lo firmemente. Flexione um pouco os joelhos. Estenda e retorne os braços simultaneamente de forma lenta e em direção ao peitoral (3 séries de 12 repetições), sem pausa para o exercício E, sempre com intensidade ideal para 12 repetições.  

E) Empurrar (Ombro)
Em pé, pise com a perna direita em uma das pontas do elástico. Segure a outra alça também com a mão direita. Deixe as pernas separadas (30 cm) e estenda o elástico pela lateral até a altura do ombro. Volte à posição inicial. Troque o lado (3 séries de 12 repetições), sem pausa para o exercício D, sempre com intensidade ideal para 12 repetições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário