Esta semana a comemoração carnavalesca vai estar estampada no rosto de muitos foliões. Em diversas cores, a alegria vai vibrar pelos rostos nas avenidas, ruas e salões. Mas os dermatologistas alertam: cuidado com as tintas usadas! Elas podem causar dermatites de contato e até choque anafilático.
Existem muitas tintas que não têm procedência e podem causar as chamadas dermatites de contato. As “tintas piratas” são as mais perigosas. Elas contêm uma quantidade maior de substâncias alergênicas. Se o torcedor for alérgico a alguma destas substâncias, como o látex, por exemplo, ao passar a tinta sobre a pele é capaz de desencadear até um choque anafilático.
Mas e o famoso guache? Pode ser usado no rosto? A resposta é não! Segundo a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Medicina e Estética Valéria Marcondes, o guache, apesar de ser hipoalergêncio e atóxico, o produto foi desenvolvido para ser utilizado sobre papel. Sua aplicação inadequada pode causar reações alérgicas, irritações ou queimaduras. O mesmo acontece com as tintas plásticas.
Para pintar o rosto existem várias tintas especiais, destinadas para esta finalidade, geralmente feitas com água e glicerina e que saem facilmente com sabonete. A dica é sempre verificar se o produto é regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Nenhum comentário:
Postar um comentário