quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Falta de mão de obra em TI cria oportunidades para trainees em e-commerce


E-commerce brasileiro investe em capacitação de jovens profissionais

Falta de mão de obra especializada é um dos principais desafios operacionais do e-commerce brasileiro. De acordo com a e-bit, referência no fornecimento de informações sobre comércio eletrônico, em 65% dos processos de seleção os candidatos são considerados despreparados para ocupar as vagas. Para atrair e capacitar esses profissionais, a Eletrônica Santana, empresa que está há 48 anos no mercado, criou uma iniciativa em parceria com as principais faculdades da capital, sendo elas Anhembi Morumbi, Anhanguera, FIAP, Senac, FGV e E-commerce. O objetivo é buscar talentos motivados diretamente nas instituições de ensino, e assim, preparar e desenvolver jovens profissionais para uma das áreas mais crescentes do País.

O projeto que entra em vigor no início de 2013 pretende promover um programa de trainee com duração de um ano e assim, preparar e capacitar jovens profissionais em áreas que não fazem parte do currículo escolar para conseguir atuar em uma das áreas mais crescentes do País. Os alunos interessados devem estar cursando o 3º ou 4º ano letivo, além de matriculados nos cursos: gestão da tecnologia da informação, administração, gestão financeira, e-commerce e desenvolvimento web. Segundo o diretor de operações e precursor do projeto da Eletrônica Santana, Joris Teeuwen, a relativa escassez de mão de obra no mercado de e-commerce é reflexo do crescimento acelerado do setor no País. “O enorme crescimento do e-commerce no Brasil acabou absorvendo os poucos profissionais multitalentosos afetando diretamente o poder competitivo das empresas”, afirma Joris.

Algumas áreas do e-commerce como marketing, comercial, gestão de produtos, entre outras, necessitam de mão de obra especializada e geram diversas oportunidades no comercio eletrônico. Porém, apesar do grande número de vagas, Joris afirma que empresas buscam um perfil multidisciplinar nos candidatos, que muitas vezes não possuem e em quais as faculdades não capacitam. Segundo ele, o mercado exige profissionais que entendem de ação comercial, atualizados e capazes de montar planos e ações estratégicas na sua área de formação. Isto exige que seus profissionais que sejam multidisciplinares”, explica Joris. “O desafio do e-commerce se resume em duas palavras: criatividade e curiosidade.

Para participar do programa de trainee fornecido pela empresa, alunos das instituições citadas devem encaminhar o currículo para trainee@eletronicasantana.com.br. Além da iniciativa dos candidatos, a reitoria de cada instituição irá selecionar os alunos com as melhores notas para participarem do processo seletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário