O verão chega, e com ele, grandes liquidações!
Janeiro
é o mês de viajar, organizar as dívidas, alinhar a rotina e também arrematar
pechinchas nas liquidações de verão. Muitas empresas baixam os preços e aqueles
produtos que foram desejados durante o ano todo, agora, já podem fazer parte do
carrinho de compras de muitos consumidores. Porém, será que essas ofertas a
preço de banana realmente valem a pena? Segundo o gerente de e-commerce da
Eletrônica Santana, Flavio Inacio, “toda oferta vale a pena, desde que o
consumidor entenda as informações dos produtos ofertados”, acrescentando que “é
fundamental que o cliente se atente a algumas informações da compra, como
descrição do produto, valor do frete, horário e tempo de entrega”.
Compra
efetuada com sucesso!
Confira
algumas dicas de Flávio para uma compra consciente:
1)
Descrição do produto - Nas vendas online verificar a descrição do produto é
muito importante. Como não existe o contato físico com a mercadoria, as
descrições são fatores fundamentais na decisão de compra. Texturas, medidas,
peso, etc, devem ser esclarecidos na descrição. Se mesmo com o descritivo do
produto ainda houver dúvidas, talvez seja melhor ir até uma loja física antes
de realizar a compra;
2) Prazo
de entrega - O prazo de entrega de cada pedido é totalmente relativo já que
para cada compra são analisados diversos fatores. O tempo é calculado a partir
do retorno de pagamento das instituições financeiras e tempo de entrega da
transportadora. Por isso, algumas entregas variam de dois dias úteis a 30 dias.
Para não correr o risco de não receber o produto, verifique o horário e
previsão de entrega da empresa. Muitas lojas disponibilizam no site o
acompanhamento do pedido, que pode ser essencial para evitar dores de cabeça;
3)
Nota Fiscal - É imprescindível que o consumidor obtenha a nota fiscal após
efetuar uma compra para garantir a defesa de seus direitos. Em caso de trocas,
por exemplo, a nota fiscal é o primeiro documento a ser exigido, já que é o
documento que comprova a existência do ato comercial. Por isso, exija sua nota
fiscal;
Dias quentes, vendas mais quentes ainda
As lojas físicas e virtuais começam diversas liquidações
para atrair os clientes de qualquer lugar que esteja. “É preciso se
preparar para uma possível diminuição no tráfego do site e nas vendas nessa
época”, afirma Flavio, acrescentando que “porém, não é preciso se desesperar
lojista! Existem muitas estratégias diferentes para as empresas ‘sobreviverem’
no verão”, diz.
A criação de uma
oferta que dure todo verão é o primeiro passo. Além das ofertas de verão, o
gerente orienta sobre uma atualização do site. O período pode ser uma boa hora
para uma análise da plataforma. Remover produtos indisponíveis, atualizar
informações, renovar o layout da home page são algumas boas ações
para serem efetuadas no período.
Segundo Flavio,
outra ação indicada é refazer o SEO do site. “Aproveitar a diminuição do
tráfego para analisar as palavras-chaves é uma ótima estratégia”, diz. Conteúdo
original e de qualidade é o fator mais determinante no ranking do site perante
as ferramentas de busca, então é importante ter isso renovado no início de cada
ano.
Adaptar a
estratégia comercial no verão garante movimento e não apenas atração, como
fidelização dos clientes. “As ofertas devem acima de tudo alinhar qualidade,
criatividade e inovação, pois é isso que o cliente busca e merece, independente
da estação”, conclui.
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