quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Como fazer as ofertas de verão valerem a pena?


O verão chega, e com ele, grandes liquidações!


Janeiro é o mês de viajar, organizar as dívidas, alinhar a rotina e também arrematar pechinchas nas liquidações de verão. Muitas empresas baixam os preços e aqueles produtos que foram desejados durante o ano todo, agora, já podem fazer parte do carrinho de compras de muitos consumidores. Porém, será que essas ofertas a preço de banana realmente valem a pena? Segundo o gerente de e-commerce da Eletrônica Santana, Flavio Inacio, “toda oferta vale a pena, desde que o consumidor entenda as informações dos produtos ofertados”, acrescentando que “é fundamental que o cliente se atente a algumas informações da compra, como descrição do produto, valor do frete, horário e tempo de entrega”.

Compra efetuada com sucesso!

Confira algumas dicas de Flávio para uma compra consciente:

1) Descrição do produto - Nas vendas online verificar a descrição do produto é muito importante. Como não existe o contato físico com a mercadoria, as descrições são fatores fundamentais na decisão de compra. Texturas, medidas, peso, etc, devem ser esclarecidos na descrição. Se mesmo com o descritivo do produto ainda houver dúvidas, talvez seja melhor ir até uma loja física antes de realizar a compra;
2) Prazo de entrega - O prazo de entrega de cada pedido é totalmente relativo já que para cada compra são analisados diversos fatores. O tempo é calculado a partir do retorno de pagamento das instituições financeiras e tempo de entrega da transportadora. Por isso, algumas entregas variam de dois dias úteis a 30 dias. Para não correr o risco de não receber o produto, verifique o horário e previsão de entrega da empresa. Muitas lojas disponibilizam no site o acompanhamento do pedido, que pode ser essencial para evitar dores de cabeça;
3) Nota Fiscal - É imprescindível que o consumidor obtenha a nota fiscal após efetuar uma compra para garantir a defesa de seus direitos. Em caso de trocas, por exemplo, a nota fiscal é o primeiro documento a ser exigido, já que é o documento que comprova a existência do ato comercial. Por isso, exija sua nota fiscal;

Dias quentes, vendas mais quentes ainda

As lojas físicas e virtuais começam diversas liquidações para atrair os clientes de qualquer lugar que esteja. “É preciso se preparar para uma possível diminuição no tráfego do site e nas vendas nessa época”, afirma Flavio, acrescentando que “porém, não é preciso se desesperar lojista! Existem muitas estratégias diferentes para as empresas ‘sobreviverem’ no verão”, diz.
A criação de uma oferta que dure todo verão é o primeiro passo. Além das ofertas de verão, o gerente orienta sobre uma atualização do site. O período pode ser uma boa hora para uma análise da plataforma. Remover produtos indisponíveis, atualizar informações, renovar o layout da home page são algumas boas ações para serem efetuadas no período.
Segundo Flavio, outra ação indicada é refazer o SEO do site. “Aproveitar a diminuição do tráfego para analisar as palavras-chaves é uma ótima estratégia”, diz. Conteúdo original e de qualidade é o fator mais determinante no ranking do site perante as ferramentas de busca, então é importante ter isso renovado no início de cada ano.
Adaptar a estratégia comercial no verão garante movimento e não apenas atração, como fidelização dos clientes. “As ofertas devem acima de tudo alinhar qualidade, criatividade e inovação, pois é isso que o cliente busca e merece, independente da estação”, conclui.

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