Segurança
transformada em marketing pode aumentar a taxa de conversão em até 15% e
combater o “sniffing”
Que segurança é um
dos principais pontos necessários no e-commerce todo mundo já está cansado de
saber. Certificado SSL, EV, anti-malware, blindagem contra hackers, entre
outros termos, ajudam os varejistas a manter os dados em segurança. A
desconfiança dos consumidores em sites está aumentando, e assim, internautas
deixam de fazer transações on-line por receio de terem seus dados divulgados
e/ou não confiarem na qualidade do produto. Por isso, varejistas devem se
atentar as ferramentas capazes de transmitir ao cliente segurança, qualidade e
eficiência no atendimento. Segundo o gerente de e-commerce, Flavio Inacio, “os
varejistas não exploram o potencial de marketing de um certificado digital para
aumentar a taxa de conversão e qualidade em seus negócios”.
De acordo com ele,
pelo menos 75% dos clientes potenciais abandonam o carrinho de compras antes de
finalizar o pedido. Por isso, além do certificado, é importante que o site
também disponibilize contato, endereço, política de evolução, prazo de entrega,
etc. Quanto mais informações o cliente obter, maior será a chance de
finalização do pedido sem nenhum tipo de receio.
Essa prática de roubo de informações em
trânsito é chamada de "sniffing", e tem ocorrido em grande escala. A
cada dia as fraudes estão cada vez mais rápidas e apuradas. Uma certificação
SSL simples elimina o "sniffing", mas não combate o
"phishing" (roubo de informações através de páginas falsas).
Certificado de segurança
Os certificados de segurança, conhecidos como Certificados Digitais EV SSL ou SSL de Validação Avançada, são documentos qualificados que se apresentam aos usuários da Internet de forma distinta, transmitindo alta segurança por serem analisados em auditoria. SSL é a sigla para "Secure Socket Layer", onde a tradução seria similar a "Camada de Conexão Segura".
O objetivo de uma
loja possuir esse certificado é a necessidade de a transmissão de formulário
com os dados do cliente (incluindo dados de cartão de crédito) sejam
encriptadas e decriptadas somente no servidor, evitando a exposição de
informações durante o envio. “O SSL é responsável em alterar o endereço de
"http" para "https", onde este ‘s’ significa segurança”,
explica Flavio.
Indicação
na tela
O SSL costuma ser representado por um ícone em formato de cadeado, localizado na parte inferior da janela ou sob a barra de endereços. Ao fazer um duplo clique sob a imagem é possível verificar o certificado digital de servidor. Com o SSL é possível garantir uma alta segurança no comércio eletrônico, além de ganhar a confiança dos clientes. Existem no mercado diversas marcas e tipos de certificados de segurança SSL, oferecendo muitas vezes o mesmo tipo de encriptação de dados, a mesma qualidade, mas com preços que podem variar de US$ 49 até US$ 2.000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário