Cartão de crédito:
vilão ou mocinho?
Quem pretende fazer
as compras de Natal na última hora e realizar os pagamentos com cartões de
crédito terá grandes surpresas: pagar em dinheiro ou então, ficar sem o
produto. Isso porque o grande volume de transações causa falhas na rede e
impede a efetivação da compra. O problema é dos consumidores, que passam por
situações desagradáveis e até mesmo constrangedoras senão tiverem outra opção
de pagamento além de um único cartão de crédito.
Ruim para o consumidor, péssimo para o
comerciante, que já pensando no prejuízo, transfere para quem compra a
responsabilidade de resolver a situação, colocando estampado em todos os cantos
da loja, avisos como: “Cartões de crédito sem sistema. Tenha outra forma de
pagamento”.
Panes, falhas e
erros sempre vão acontecer. Nenhum sistema é perfeito. Porém, com testes de
qualidade tanto nas “maquininhas de cartões” como nos softwares utilizados é
possível evitar este tipo de caos e antecipar os bugs. “Os testes
reduzem a quase zero os erros nas aplicações e focam na identificação dos
riscos ao negócio e assim evitam as grandes falhas, garantindo melhor
atendimento aos clientes e lucratividade às empresas”, explica Eduardo
Medeiros, gerente de negócios da RSI, maior empresa brasileira de Teste e
Qualidade de Software.
Mas isso demanda
tempo. Segundo Medeiros, as empresas de cartões devem se precaver meses antes
do Natal. Quanto mais cedo os testes são realizados, mais chances de evitar
erros e consequentemente falhas no sistema. “A realização sistemática de testes
de software é a melhor opção para o negócio”, alerta, acrescentando que, além
dos testes, “a dica estratégica para as empresas de cartões de crédito é o
chamado freezing. A ideia é congelar o sistema, sem fazer qualquer
alteração de programação, leitura, atualização ou qualquer outra mudança neste
época. Isso diminui a probabilidade de ocorrer erros”, conclui.
Dados do Mercado
de Cartões no Brasil
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Número
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Fonte
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72,4%
dos brasileiros possuem cartão de crédito ou débito
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Pesquisa
do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento, realizada pela Datafolha junto
com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços
(Abecs)
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Faturamento
do mercado de cartões deve atingir R$ 805,5 bilhões em 2012
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Associação
Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs)
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70,5% dos
comércios acreditam que o faturamento deste ano será maior do que em 2011. Os
comércios acreditam em mais transações em 2012
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Federação
do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio–RJ)
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Transações com
cartões de crédito ou débito subiram de 6,2
bilhões em 2010 para 7,4 bilhões
de transações em 2011
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Banco Central
(BC)
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Aumenta em 19% a preferência dos consumidores pelo
pagamento e compra com cartões
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Banco Central
(BC)
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