quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Caos no sistema de cartões afeta compras de Natal


Cartão de crédito: vilão ou mocinho?

Quem pretende fazer as compras de Natal na última hora e realizar os pagamentos com cartões de crédito terá grandes surpresas: pagar em dinheiro ou então, ficar sem o produto. Isso porque o grande volume de transações causa falhas na rede e impede a efetivação da compra. O problema é dos consumidores, que passam por situações desagradáveis e até mesmo constrangedoras senão tiverem outra opção de pagamento além de um único cartão de crédito.

Ruim para o consumidor, péssimo para o comerciante, que já pensando no prejuízo, transfere para quem compra a responsabilidade de resolver a situação, colocando estampado em todos os cantos da loja, avisos como: “Cartões de crédito sem sistema. Tenha outra forma de pagamento”.


Panes, falhas e erros sempre vão acontecer. Nenhum sistema é perfeito. Porém, com testes de qualidade tanto nas “maquininhas de cartões” como nos softwares utilizados é possível evitar este tipo de caos e antecipar os bugs. “Os testes reduzem a quase zero os erros nas aplicações e focam na identificação dos riscos ao negócio e assim evitam as grandes falhas, garantindo melhor atendimento aos clientes e lucratividade às empresas”, explica Eduardo Medeiros, gerente de negócios da RSI, maior empresa brasileira de Teste e Qualidade de Software.

Mas isso demanda tempo. Segundo Medeiros, as empresas de cartões devem se precaver meses antes do Natal. Quanto mais cedo os testes são realizados, mais chances de evitar erros e consequentemente falhas no sistema. “A realização sistemática de testes de software é a melhor opção para o negócio”, alerta, acrescentando que, além dos testes, “a dica estratégica para as empresas de cartões de crédito é o chamado freezing. A ideia é congelar o sistema, sem fazer qualquer alteração de programação, leitura, atualização ou qualquer outra mudança neste época. Isso diminui a probabilidade de ocorrer erros”, conclui.



Dados do Mercado de Cartões no Brasil

Número
Fonte



72,4% dos brasileiros possuem cartão de crédito ou débito


Pesquisa do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento, realizada pela Datafolha junto com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs)


Faturamento do mercado de cartões deve atingir R$ 805,5 bilhões em 2012


Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs)


70,5% dos comércios acreditam que o faturamento deste ano será maior do que em 2011. Os comércios acreditam em mais transações em 2012



Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio–RJ)

Transações com cartões de crédito ou débito subiram de 6,2 bilhões em 2010 para 7,4 bilhões de transações em 2011




Banco Central (BC)

Aumenta em 19% a preferência dos consumidores pelo pagamento e compra com cartões




Banco Central (BC)

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