quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Se mexer é palavra de ordem nas próximas férias


Quando as aulas terminam, começam as preocupações de muitos pais que se veem com as crianças entediadas dentro de casa, em um momento que deveria ser de pura diversão e relaxamento. Para evitar que os pequenos se rendam às “tentações” do vídeo game, computador e televisão, o preparador físico e treinador do Core 360°, Rodrigo Assi, ensina algumas brincadeiras que mesclam movimentos do treinamento funcional e diversão, para animar e ajudar a desenvolver a turminha.

“Dá para explorar bastante o que chamamos de ‘brincar treinando´utilizando os princípios básicos do treinamento funcional CORE 360º”, diz Rodrigo Assi. De forma lúdica, é possível, segundo o treinador, incluir atividades que ajudem a desenvolver a criança de modo global, explorar as capacidades motora e cognitiva, estimulando os sentidos como audição, visão e tato, entre outros. “A ideia é criar situações com dois pontos: um verde e outro amarelo e estimular a criança para quando falar o nome da cor ela tenha que correr, tocar o ponto e voltar. Vale, por exemplo, falar uma outra cor como vermelho, e daí ela tem que correr de frente e voltar de costas”, ensina Assi, destacando como trabalhar o movimento e também a atenção e concentração dos pequenos.


Para lidar com faixas etárias distintas, pode ainda montar circuitos com exercícios variados e fazer com que elas passem por todas as etapas indicadas pra sua idade.
Dependendo da idade, é possível explorar letras e números nas brincadeiras, às vezes sem nem sair de dentro de casa. “É possível propor uma conta e, se o resultado dela for par, a criança corre de frente pro ponto colorido. Se o orientador da brincadeira bater uma palma, ela salta pra frente; com duas palmas ela pula pra trás. O ideal é criar situações que tenham movimentação”, exemplifica o preparador físico.
A força e a velocidade, tão usadas no treinamento funcional, aparecem quando a criança empurra ou puxa um objeto, se desloca pra todos os sentidos. A coordenação, como diz Assi, estimula “o tico e o teco”, mexendo cada braço em uma direção. “Tem que provocar também: dizer que a criança só pode correr quando o orientador avisar, isso serve pra mostrar pra ela que existem regras e disciplina, provocar mesmo e mostrar que no grupo há respeito ao colega, ao espaço do outro, ao que é pedido”, propõe.
Importante para a consciência corporal e desenvolvimentos motor, intelectual e psicológico, os exercícios ajudam a deixar as férias mais divertidas e a turminha entretida e cansada, pronta pra contar várias histórias quando as aulas voltarem.

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