quarta-feira, 21 de novembro de 2012

ESTUDO - Crianças sedentárias podem ter aprendizagem motora prejudicada


Estudo recente concluiu que crianças consideradas sedentárias possuem um desenvolvimento motor prejudicado, além de piora no desempenho escolar

O pesquisador Pete Griffin avaliou 60 crianças de uma escola em Midlands Ocidentais, região localizada na Inglaterra, e vinculou o sedentarismo a dificuldade de aprendizado, tanto motor quanto mental. Entre as crianças que possuíam menor envolvimento com atividades físicas, 77% apresentaram um mau desempenho escolar. As crianças avaliadas passaram por 14 testes motores, como por exemplo, ficar em pé com uma perna só durante três segundos. O resultado foi impressionante, já que 40% das crianças apresentaram um desenvolvimento motor tardio, além de 30% que apresentaram sinais de imaturidade física. De acordo com o pesquisador, o maior problema é que as crianças não possuem mais os desafios físicos e que os pais tiveram. Segundo ele, há menos oportunidades para escalar, rolar e pular, por conta da proteção excessiva da maioria dos pais. A fisioterapeuta pediátrica Fernanda Davi também concorda. Para ela, os pais superprotetores costumam sempre acompanhar os movimentos das crianças e acabam inibindo e restringindo a liberdade das mesmas, o que pode influenciar em um retardamento de seu desenvolvimento motor. Este monitoramento realizado pelos pais gera um limite nas crianças, que deixam de vivenciarem experiências da idade muito importantes para um crescimento saudável. Para saber um pouco mais sobre o asssunto, a fisioterapeuta Fernanda Davi explica como os pais podem colaborar para um melhor desenvolvimento motor dos seus filhos e quais os pontos negativos da superproteção, que torna-se uma realidade quando as crianças são restritas a conhecer e se aventurar no mundo por conta própria.

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