Gato e
rato, anunciante e cliente! Nova tendência da publicidade online persegue os
usuários e é capaz de gerar alta taxa
de conversão
O Brasil já
tem mais de 82 milhões de pessoas com acesso à internet e atinge mais de 40% do
País. Com isso, os números mudaram o cenário da publicidade nos últimos tempos e
exigiram das empresas uma busca constante por novas formas de anunciar os
produtos, conquistar clientes e impulsionar negócios na web. Sendo assim,
anunciar na internet se tornou um ótimo negócio.
Um estudo feito
pela ComScore e IAB apontou que os brasileiros são receptivos à publicidade na
internet. Os entrevistados consideraram a publicidade online criativa e rica em
conteúdo. Na comparação com outros meios, a internet se saiu melhor em todos os
quesitos, exceto um: a qualidade de ser memorável.
Para o gerente de
e-commerce Flavio Inacio da Eletrônica Santana, empresa que está no setor há 48
anos, uma das melhores maneiras de se comunicar com os usuários na web é através
do Retargeting. “Através de ações como o retargeting, o consumidor retorna ao
site e na maioria das vezes conclui a compra que foi anteriormente abandonada”,
explica Flavio. “Isso é o retargeting! Lembrar o consumidor de realizar o seu
objetivo”, afirma.
Como funciona o
Retargeting?
O Retargeting, que
do inglês seria algo como “remirar”, nada mais é que um recurso de publicidade
online, que permite
segmentar as suas campanhas de forma a que os seus anúncios sejam apenas
mostrados as pessoas que já interagiram de alguma forma com o seu site.
O
funcionamento é simples. Quando alguém visita seu site, será gerado um cookie.
Este cookie é um arquivo que armazena algumas informações de comportamento do
consumidor, como buscas realizadas, produtos clicados, categorias acessadas,
produtos adicionados ao carrinho de compras, ente outros.
O cookie
permite que a ferramenta de retargeting saiba quando o cliente está visitando um
outro site, como portais e blogs. Se houver espaço de publicidade disponível na
rede display, a ferramenta vai se candidatar em tempo real e dará o lance. No
momento em que a página é carregada, o espaço do anúncio terá sido comprado e
será exibido junto com o conteúdo da página. Este processo inteiro é
automatizado e ocorre em fração de segundos.
Assim, com
os visitantes que retornam no site é possível aumentar em 200% a chance de
converção em relação a novos visitantes. Ou seja, o Retargeting é uma grande
oportunidade de receita para o e-commerce.
Influência do
Retargeting
De acordo com
Flavio, “de nada adianta criar campanhas, como e-mail marketing e outras
estratégias, se não houver conversão no que está sendo ofertado”. Para ele, um
benefício importante é que a exposição dos banners promocionais em outros canais
faz a empresa parecer maior para usuários que não conhecem o Retargeting. Além
disso, o cliente pode ser impactado algumas horas depois através de e-mail com
os produtos que ele pesquisou ou abandonou no carrinho de compras. “O
Retargeting na verdade, é a maneira de dar aquele empurrão para que o cliente
volte e efetue a compra”, diz Flavio.
Em julho de 2012,
um estudo realizado com 5.343 compradores pelo instituto de pesquisa Bizrate
Insights, concluiu que 85%
dos consumidores que compram pela internet são receptivos ou neutros em relação
aos anúncios de retargeting. Além disso, o estudo verificou que as mulheres são
mais propensas do que os homens a este tipo de propaganda. A pesquisa ainda
descobriu que 25% dos consumidores afirmam gostar desse método de publicidade
porque os anúncios lembram o que eles estavam analisando recentemente. A
pesquisa vai de encontro a um estudo realizado pela Nielsen onde os
consumidores são muito mais visuais e quanto mais se deparam com seu desejo,
mais estão sujeitos a consumi-lo. O Retargeting na verdade, é a maneira de dar
aquele empurrão para que o cliente volte e efetue a
compra.
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