segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Controle dos pensamentos pode evitar depressão, diz neurocirurgião do HC


“Temos a capacidade de escolher o queremos pensar da mesma maneira que fazemos uma opção de um prato no restaurante”, diz o Dr. Fernando Gomes Pinto, membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia – SBN e do Hospital das Clínicas (HC). O neurocirurgião comenta que há dias em que é possível manter a dieta e comer salada, mas no outro, a vontade de uma pizza com direito a sobremesa vale mais a pena. “Da mesma maneira somos capazes de controlar nosso cérebro para que não haja um descontrole emocional”, detalha.


E isso explica o aparecimento da temida depressão. Dr Fernando explica que quando não comandamos nossos pensamentos, os neurotransmissores que controlam o humor sofrem alterações. Como consequência, a produção de serotonina, responsável pela sensação de bem estar, é reduzida e aí aparece a depressão. 

E para isso acontecer não precisa muito: estresse no trabalho, desilusão amorosa, traumas de infância, pré disposição genética, entre outros. Mas se de um lado os problemas são inevitáveis, do outro podemos evitar a chegada da depressão tendo auto controle dos pensamentos. É claro que, alguns fatores como a pré disposição genética, o uso excessivo de álcool e drogas, excesso ou falta de trabalho podem influenciar no estilo de vida e em conseqüência desencadear a depressão. “Mas, via de regra, a pessoa que controla o humor e consegue manipular seus pensamentos, dificilmente se depara com a doença”, completa o neurocirurgião.

Segundo o médico a depressão atinge cerca de 30% da população pelo menos uma vez na vida, em especial as mulheres. Enquanto três pessoas do sexo feminino são acometidas pela depressão, apenas um homem sofre do mau. Isso porque as alterações hormonais sofridas pelas mulheres em diversas fases da vida também modificam os neurotransmissores. E esse número pode ser ainda maior, já que a grande maioria das pessoas caem em depressão e nem percebem que estão com a doença. Levam a vida preta e branca por anos e anos.

Dicas do Dr Fernando Gomes Pinto para afastar a depressão:

- Tenha mais tempo para você!
- Fuja da rotina e busque fazer algo a mais do que as obrigações diárias
- Pratique atividade física, ela ajuda a liberar a serotonina
- Tenha no mínimo 8 horas de sono
- Escolha seus amigos a dedo. As boas companhia influenciar muito no estilo de vida saudável
- Mantenha uma dieta equilibrada, mas emagreça se isso for te fazer mais feliz e engorde se achar que precisa incluir mais doces no seu dia a dia
- Algumas doses de bebida alcoólica brindam a felicidade, mas não exagere!

Nenhum comentário:

Postar um comentário