segunda-feira, 23 de julho de 2012

Hormônio da fome é o culpado pelo efeito sanfona, revela pesquisa

A elevação e queda do peso corporal em períodos curtos podem estar ligados ao hormônio grelina, responsável pela sensação da fome e por consequência um estimulante de apetite. Descoberto em 1999, o hormônio é produzido pelo estômago e atrelado com a queda da leptina, responsável pela saciedade e pode ser a receita bombástica do temido efeito sanfona.


Evitar o ioiô na balança parece algo impossível, e na verdade é mesmo. Pelo menos é o que diz um estudo australiano publicado no periódico The New England Journal of Medicine. A pesquisa mostra que 80% das pessoas que fazem dieta recuperam o peso em um ano. Isso acontece devido a uma alteração nos níveis dos hormônios que controlam a fome e a saciedade após o período de restrição alimentar.

As consequências com o “efeito” vão além da estética, podendo comprometer a pressão arterial, colesterol, triglicerídeos e articulações, além de alterar o nível de glicose. Mas há uma luz no fim do túnel. Segundo Saturno de Souza, diretor técnico da Academia Bio Ritmo, é possível sim evitar o sobe e desce do peso e das medidas com hábitos simples. “O melhor aliado para manter a forma durante todo ano é praticar atividade física pelo menos três vezes por semana e realizar alimentação saudável, sem dietas extremas. Vale começar por uma caminhada de 30 minutos e progredir aos poucos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário