terça-feira, 15 de maio de 2012

Soluções em reviews de produtos turbinam taxa de conversão em 25%

A expectativa é da Eletrônica Santana, que no início de maio começou a usar o Power Reviews. Ferramenta amplia conteúdo web gerado pelo cliente, aumentando a fidelidade

Investir tempo e dinheiro em soluções neste tipo de ferramenta tem feito o e-commerce brasileiro quebrar paradigmas. Se no mercado americano é comum adquirir uma plataforma e buscar fornecedores para cada funcionalidade, por aqui estamos acostumados a comprar tudo o que precisamos direto de um único fornecedor. Porém, este cenário está mudando. A Eletrônica Santana, um dos principais varejistas de compras online do Brasil, deu o pontapé inicial no desafio de mudar este perfil e investiu US$47 mil em uma solução focada exclusivamente em gerar comentários de produtos para clientes, o “Power Reviews”. A expectativa é aumentar em 25% a taxa de conversão.

Segundo um estudo realizado pelo e-tailing Group em parceria com a própria Power Reviews, cerca de 56% dos compradores online são impactados por avaliações de produtos feitos por outros clientes. Números significativos se pensarmos que a avaliação gerada por eles têm um peso bem maior do que a descrição mostrada pelo site. “Os clientes se sentem mais seguros em realizar uma compra quando esse conteúdo é disponibilizado na página do produto”, esclarece o diretor comercial da Eletrônica Santana, Rubens Branchini Martins, acrescentando que “estes comentários são super importantes no nosso segmento de eletrônicos, já que temos um ticket médio alto, na faixa de R$240”.

Os usuários também vão poder compartilhar as avaliações geradas dentro da plataforma da Eletrônica Santana diretamente no Facebook. Além de ser um impulsionador para novas compras, melhora a indexação em buscadores, como Google, Yahoo e Bing.

O pós-venda também merece atenção. A solução oferece uma ferramenta que após 21 dias que o e-consumidor efetua a compra, ele recebe um convite por e-mail para fazer avaliação do produto. Esta avaliação vai desde usabilidade, design, preço de aquisição (custo benefício) e se atingiu as expectativas. ”O comprador define a experiência de compra em uma frase, o que é fundamental para gerar novas compras de novos clientes”, conclui Branchini.

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