terça-feira, 22 de maio de 2012

Correndo atrás do prejuízo: os primeiros passos de um futuro corredor


Como começar? É a dúvida de muitos que querem começar a correr. A atividade é uma boa opção para quem deseja um exercício físico simples e eficiente, principalmente se o objeto for queimar calorias. Mas não basta sair correndo por aí. O segredo está no controle da respiração. É isso que determina a perda calórica e o rendimento do treino.

Disposição, perda de peso e superação dos limites. Esses são apenas alguns dos benefícios da corrida. Mas para colher os resultados é preciso ter regularidade e determinação. Antes de dar os primeiros passos se as roupas e o tênis para e o uso de acessórios forem inadequados podem limitar o rendimento e ainda causar lesões.

A alimentação é ponto decisivo para o sucesso da corrida. Comer bem antes de correr, além de dar energia, ajuda o organismo a reter os nutrientes necessários e eliminar as gorduras. Assim como o alongamento, a ingestão de água antes, durante e depois da atividade é fundamental. O profissional de educação física Rodrigo da Silva, da Smart Fit Academia, ressalta que antes de começar o treino, é importante contar ajuda para um profissional para que juntos possam traçar um programa adequado com os objetivos a serem alcançados de acordo com as limitações de cada um. “Não tenha pressa em alcançar os resultados rapidamente, o corpo deve adaptar-se a cada etapa e assim conquistar os objetivos com qualidade e segurança”, afirma Rodrigo.

As razões para começar a correr são inúmeras: emagrece, alivia o estresse do dia a dia, melhora no condicionamento físico, previne doenças como hipertensão, diabetes e colesterol alto, entre outros. Para ajudar os futuros corredores a dar os primeiros passos, Rodrigo dá dicas de como montar um treino para iniciantes.

Para iniciantes:
Dica 1: Comece com uma marcha mais forte do que a caminhada e menor do que uma corrida(passo acelerado/passos largos). Pelo menos 20 min. de 3 a 4 x por semana, durante 2 semanas.

Dica 2: Passe a trotar ou correr por 2 min. e andar por 1 min. pelo menos 30 min. de 3 a 4x por semana, durante 3 semanas.

Dica 3: Aumente o tempo de corrida e o descanso(andando), faça a metade do tempo que correu, ex: se correu 4 min. Ande 2 min. Se começou a Dica trotando, passe a correr o mesmo tempo de corrida e descanso, e vá aumentando o tempo de corrida. Pelo menos 30 min. de 3 a 4x por semana, durante 2 semanas.

Dica 4: Procure não quebrar a seqüência de treino, totalizando 7 semanas (quase 2 meses), ao final deste período desafie você mesmo a  correr direto por 30 min.  por 4x por  semana durante mais 3 semanas, sentindo-se confortável aumente os estímulos, desafie seu corpo a superar os limites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário