segunda-feira, 9 de abril de 2012

Lanche sustentável: a onda dos hambúrgueres vegetarianos

Ser vegetariano ou vegano (pessoa que não consome produtos de origem animal) não é uma missão simples, ainda mais em uma cidade como São Paulo. No ano passado, mesmo com o aumento no valor da carne bovina para quase 25% a mais, a cidade ainda é o maior mercado de redes de fast-food do País. Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), a categoria Comidinhas teve retração de 1,76% no começo do ano passado, e com isso, as grandes redes apelaram para promoções, propagandas e renegociação com seus fornecedores. Seguindo um caminho trilhado desde o ano anterior, atualmente é nítido o aumento de novas hamburguerias na capital, mas poucas que oferecem cardápios com opções para quem não é adepto de uma alimentação à base de carne.

Segundo um levantamento do grupo Ipsos, multinacional francesa que realiza pesquisas de mercado e interpretação de dados, 28% dos brasileiros procuram comer menos carne. A maioria das pessoas evita o consumo desse alimento na intenção de preservar o meio ambiente, já que de todas as atividades humanas, a pecuária é a maior responsável por problemas ambientais. Porém, como agradar esse público sem acrescentar picanha, filé mignon, calabresa, frango ou fraldinha nos lanches? Pensando nisso, foi criado o hambúrguer vegetariano, que pode ser feito à base de soja, feijão fradinho e alguns outros ingredientes. A ausência de fritura e uso da farinha nos hambúrgueres vegetarianos deixam as receitas mais leves, lembrando que os hambúrgueres possuem valores energéticos equivalentes à proteína animal.

Uma novidade para o cardápio verde é o hambúrguer de grão-de-bico, alimento da vez e que além de sabor e textura, possui um grande valor nutricional. O grão de bico é responsável pela prevenção de doenças como osteoporose, doenças cardiovasculares, depressão e até alivia sintomas da menopausa, TPM e TDPM (Transtorno Disfólico Pré Menstrual). A Família Burguer, localizada em Perdizes desde 2005, sugere uma receita prática, simples e saborosa para fazer um hambúrguer magrinho:

Hambúrguer de grão-de-bico

Ingredientes
2 xícaras (chá) de grão-de-bico
3 dentes de alho descascados
1 colher (chá) de coentro em pó
08 rodelas de tomate
08 folhas de alface
08 fatias de queijo prato
sal a gosto

Modo de Preparo:
Lave 2 xícaras de grão-de-bico, coloque numa tigela com 1,5 litro de água, cubra com filme plástico e deixe de molho por pelo menos 24 horas. Em seguida, escorra a água e coloque os grãos no processador juntamente com o alho, o coentro e o sal. Bata até obter uma massa homogênea e transfira para uma tigela. É bem simples. Com ajuda das mãos, modele 4 hambúrgeres, de forma que fique arredondada. Hoje em dia há aparelhos no mercado específicos para esta finalidade, mas o resultado é o mesmo feito com as mãos. Após dar o formato, bate levemente para que se firme ainda mais.

Na grelha:
É nesta hora que o tempero é adicionado. Coloca-se o “burguer” na grelha já quente e adiciona-se sal a gosto. Deixar grelhar por cerca de 5 minutos cada lado. Então, coloque o queijo em cima do hambúrguer, grelhe deste lado. Faça o mesmo com o outro lado, de forma que o queijo fique derretido. Retire com uma escumadeira.

Montagem:
Para cada sanduíche, coloque 1 folha de alface, 1 rodela de tomate e o “burger” com o queijo. Então, coloque mais uma folha de alface e 1 rodela de tomate, por cima.
Rendimento: 4 unidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário