quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Não caia do salto – exercícios ajudam a evitar as dores da beleza

Ficar sempre bonita não é uma tarefa fácil, ainda mais em cima de um salto alto. Dores nas costas, nas pernas e varizes são algumas das conseqüências comuns de quem utiliza freqüentemente esse tipo de calçado. O lado bom é que os exercícios funcionais podem ajudar a fortalecer os músculos dessa região e evitar essas dores tão comuns entre as mulheres.

Símbolo da elegância feminina, a invenção do salto alto está ligada aos homens. Há indícios que o salto alto surgiu no século 17 pelo rei Luís XIV (1643-1715) da França, que adorava abusar do luxo, das perucas e dos saltos. O fato é que mulheres e o salto são inseparáveis e elas estão dispostas a pagar um alto preço pelo uso contínuo, um elevado custo monetário e, principalmente, à saúde. O uso freqüente de tipo de calçado muda a forma dos pés, porque altera a maneira de pisar. Ao se equilibrar, a concentração do peso fica restrita aos dedos e há dificuldades na sustentação da planta do pé – o que prejudica a circulação e potencializa a tendência a varizes. Daí então as dores no joelho, no arco anterior dos pés, joanetes, calos, tendinites, unhas encravadas e danos à coluna, como lordose e outros problemas ortopédicos. Fato é que dificilmente as mulheres vão abrir mão desse acessório que é símbolo de feminilidade, e na verdade, não é mesmo necessário deixá-lo de lado. Com os exercícios funcionais é possível prevenir e minimizar os impactos negativos.

Atividades especificas na região das pernas com contração isotônica (Flexão e extensão da musculatura), isométrica (contração sem movimento) e exercícios de pliometria (movimentos rápidos e de explosão) são algumas dicas do diretor técnico da Bio Ritmo Academia, Saturno de Souza. Esses exercícios podem ser feitos na aula Bio Suspension, que partir da prática de movimentos funcionais, representa um sistema de treinamento completo e intenso que pode ser adaptado ao nível de condicionamento físico do praticante. Além do fortalecimento do core, o centro de força do corpo, a aula possibilita o aumento da capacidade aeróbia, o fortalecimento da região inferior do corpo e a queima de 250 a 400 calorias, dependendo da intensidade do treinamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário