segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Token passa a ser necessário para todas as empresas a partir de janeiro de 2012

Gradativamente, todas as empresas vão precisar aderir à certificação digital. Até janeiro do próximo ano, todos os segmentos e categorias empresariais já estarão inclusos. Da mesma forma os órgãos federais, estaduais e municipais estão também aderindo ao processo digital. Somente através do token, um aparelhinho que permite a transmissão de dados para os órgãos federais, estaduais e municipais, será possível realizar a declaração de imposto de renda, a emissão de nota fiscal eletrônica seja para serviço ou comércio e a folha de pagamento. A certificação digital nada mais é que uma assinatura eletrônica que confirma a autenticidade de documentos e declarações.

Para obter a certificação e comprar um aparelho token, a empresa deverá procurar um agente certificador. O agendamento e processo de documentação podem ser feitos por contadores. Mas será necessária a presença da pessoa que assina o CNPJ da empresa. Se o contrato social estipular que todos os sócios são responsáveis pela administração da empresa será necessária a presença de todos. Neste caso não é aceito procuração. Simone Domingues, diretora e contadora do Grupo Virtual Office/Trade, alerta para que as empresas não deixem para dar entrada no processo nos últimos meses. “Devido a grande demanda, os órgãos responsáveis pela certificação poderão não atender a todas as empresas em tempo hábil, o que provocará complicações no pagamento do FGTS ou ainda liberação do FGTS para empregados afastados”, ressalta Simone Domingues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário