SUGESTÃO DE PAUTA
Com a chegada das baixas temperaturas surgem também algumas doenças musculares comuns desta época como lombalgias, hérnia de disco, artrite, artrose, entre outros. Segundo estudo realizado na Finlândia, a musculação pode auxiliar na prevenção dessas doenças e amenizar as dores causadas por elas. Segundo especialista, os exercícios fortalecem a musculatura, evitando lesões.
Com o outono gelado, o inverno tende a ser rigoroso e, com o frio, surgem alguns problemas musculares como lombalgias, hérnia de disco, artrite, artrose, entre outros. Estes problemas podem ser agravados, segundo especialistas, com a falta de exercícios. “Os músculos estão mais contraídos e rígidos para evitar a perda de calor, o que cresce o risco de lesões, contraturas, distensões, estiramento, lesões articulares em geral, entre outros distúrbios”, alerta Fernando Buffolo, coordenador do departamento de fisioterapia da Needs Academia.
Segundo estudo realizado por médicos do Hospital Central de Jyvaskyla, na Finlândia, foi constatado que a musculação pode auxiliar na prevenção de dores musculares, principalmente na região cervical. Isso porque com a diminuição do impulso nervoso por causa do frio, a dor aumenta –e é justamente o impulso nervoso que controla este incômodo. Mas com a prática de atividade física isto pode melhorar.
Segundo Buffolo, “alguns atletas são meteorologistas, isto é, um dia antes das mudanças de temperatura, as articulações apresentam uma dor diferente”. De acordo com ele, as queixas dos alunos também são mais freqüentes no frio. “Especialmente no inverno os aquecimentos e alongamentos requerem maior atenção porque preparam os músculos tanto para prática do exercício quanto para o relaxamento”, conta o fisioterapeuta.
Um bom alongamento, a postura correta e exercícios focados na região cervical, fortalecem a musculatura, aliviam as tensões causadas pelo stress muscular e amenizam os efeitos das “doenças do frio”. É justamente neste período de frio que a procura pelas clínicas de ortopedia se acentua. Os problemas são diversos: desde lesões graves até problemas musculares mais corriqueiros. “O importante é procurar sempre um profissional especializado e fazer a avaliação física para saber qual o melhor exercício a ser feito, no frio ou no calor”, conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário