quarta-feira, 6 de abril de 2011

Saliva indica em qual atividade física temos o melhor desempenho

Para os que acreditam que a avaliação física é apenas para saber quais são as medidas atuais e quais seriam as ideais, estão enganados. Feita com informações precisas ela torna possível a definição dos exercícios que serão praticados, constata as condições do aluno, as reais necessidades, potencialidades e principalmente as suas limitações.

Hoje em dia, já é possível caracterizar o perfil genético do aluno e dizer para qual atividade ele tem mais resultado e menos risco de lesão. Tudo isso com a conhecida e simples avaliação física. Feita por um profissional capacitado e com equipamentos de última geração, como por exemplo, um cotonete grande, conhecido como swab, que coleta a saliva, possibilita resultados que definem o programa de exercícios e para qual atividade física o aluno tem chance de praticar melhor, tem a disposição genética.

A avaliação inicial, que conta com as medidas dos alunos, avaliação postural, teste de consumo de oxigênio em ergômetro (esteira, bicicleta, remo), flexibilidade é essencial. Além disso, se o objetivo é perda de peso o instrutor já deve fazer o treino com o aluno assim que terminar a avaliação e o acompanhamento de resultados são com retornos a curto prazo. Agora, se o aluno quer ganhar massa muscular, no retorno da avaliação já é feito um teste de força para saber como está esse ganho. Sendo assim, torna-se impossível definir objetivos, metas e traçar estratégias para alcançá-los sem a avaliação física. Assim como as reavaliações periódicas também são imprescindíveis para que seja possível verificar se o treino prescrito está sendo efetivo e se os objetivos estão sendo alcançados. Dessa maneira é possível ter a base para as eventuais mudanças nas variáveis do treino.

Por esse motivo muitas academias estão investindo cada vez mais nesse trabalho. “Em nosso atendimento a avaliação física é um instrumento importante. Ela não é para ser usada como um indicador de críticas, e sim para nos dar os parâmetros necessários para gerar o desenvolvimento do treinamento e satisfazer os objetivos dos alunos”, explica Mário Pozzi, Avaliador Físico da Needs Academia. A academia leva tão a sério esse trabalho que conta com equipamentos que definem o perfil do aluno, não somente estético, mas o genético também, com amostra da saliva é possível detectar quais exercícios o aluno terá mais rendimento e aquele que terá mais dificuldades. Além disso, contam com um software que compara os dados do aluno com o perfil da população da cidade de São Paulo, comparando quais as medidas e dados do aluno com as pessoas da cidade em que ele mora.

Serviço:
Needs Academia
Av. Açocê, 308 – Moema – SP
Fone: (11) 5054-5599
www.needs.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário