sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

PAUTA – Aproveite a praia para manter a forma: transforme acessórios praianos em utensílios de treino

A hora do exercício pode ficar muito mais agradável com o visual paradisíaco da areia e do mar. Além de pegar um bronzeado, essas atividades proporcionam alto gasto calórico e produzem efeitos benéficos para o corpo e mente. Especialista ensina como transformar a velha cadeira de praia e a esteira de palha em utensílios indispensáveis para treinar ao ar livre.


O cenário típico do verão brasileiro também é palco ideal para treinar ao ar livre. O bacana é que os conhecidos acessórios “praianos” viram itens indispensáveis também para a prática de atividade física. Na esteira de palha, por exemplo, é possível realizar uma série localizada de abdominais, flexão de braços, exercícios para os glúteos e pernas. “O método de treinamento exercita o corpo por completo, buscando superar o equilíbrio, força, flexibilidade, coordenação e velocidade”, explica Luciano D´Elia, diretor técnico do Core360o e precursor do treinamento funcional no Brasil.

Focado nos movimentos fundamentais do homem primitivo, são executados exercícios de agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar e girar. Para uma série de alongamento, o especialista dá a dica de utilizar a cadeira de praia como apoio, o que possibilita vários exercícios diferentes, como: com os pés paralelos e a mãos segurando o encosto da cadeira, faça um leve agachamento com a coluna reta; com uma perna dobrada na frente e a outra esticada atrás, alongue a parte posterior da perna; com a perna estendida e os pés paralelos, estique os braços e alongue a coluna formando uma "mesinha", com uma perna cruzada sobre a outra, agache para alongar o quadril.

Aquela caminhada inocente na beira do mar traduz um forte treino de resistência. “Como a água é mais densa que o ar, caminhar com a água nos joelhos necessita de mais esforço, queima mais calorias e fortalece as pernas”, detalha. Ainda dentro do mar, agora com a água na cintura e os braços abertos, a ideia é exercitar os músculos do Core, ou seja, toda musculatura da região do tronco. “Vire o corpo para um lado sem mover o quadril e tire o calcanhar da perna oposta do chão, repita o movimento com o outro lado”, ensina.

Bastante dinâmico, o treinamento funcional atua para melhorar o desempenho físico e prevenir lesões, além de promover um intenso gasto calórico. Indicado para homens, mulheres, atletas ou não, é ideal para quem deseja secar as gordurinhas e tonificar o corpo para o verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário