segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Grama sintética não é responsável por lesões

Futebol quase sempre é sinônimo de polêmica, sempre suspeitam de resultados, notícias e inclusive dos jogadores machucados. Até quando o assunto é o campo de futebol a discussão continua. Para desmitificar alguns pontos, A FIFA fez testes e explica que a grama sintética não é vilã, muito pelo contrário, ela não causa mais lesões em partidas de futebol do que um campo de grama natural. E ortopedistas garantem que a ocorrência de lesão faz parte do cotidiano do atleta, e o campo só é responsável quando ele está mal cuidado.

Assunto é algo que não falta quando se trata de futebol. Mas, seja qual for o tema, quase sempre tem uma polêmica ou uma discussão pela volta. Muito se fala das diferenças entre o gramado sintético e o natural, na verdade o que preocupa o jogador profissional é se um causa mais lesão do que o outro. Para desmistificar esse tema a FIFA fez inúmeras pesquisas, acompanhou jogos do mesmo time em gramados naturais e artificiais e pôde concluir que não há diferença em números de lesões.

Para garantir que a grama sintética realmente esteja adequada para o uso nos campos é necessário desenvolvê-la com mais qualidade, em condições que a deixam melhor ou tão boa quanto um campo de futebol natural extremamente bem cuidado. O segredo na produção da grama está na confecção do fio, eles passam por um processo especial, assim conseguimos mantê-los mais resistente, inclusive nas mais diversas situações climáticas, além de garantir segurança durante o jogo.

Mas, na vida de um jogador de futebol, infelizmente as lesões fazem parte do cotidiano, as mais comuns são lesão muscular por estiramento, lesão do ligamento cruzado anterior e torção do tornozelo. “As lesões costumam ocorrer mais frequentemente em jogos do que em treinos. As razões para que elas ocorram são: o cansaço, o tipo de calçado (excesso de aderência) e o piso no qual o jogo contece. Assim como alguns fatores relacionados à condição atlética do jogador”, explica o ortopedista e especialista em lesão Dr. Caio D’Elia. Vale ressaltar que um campo é responsável por causar lesões quando ele está mal cuidado, ou seja, grama natural descuidada oferece risco de lesão para o atleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário