Pontualidade e logística reversa são alguns dos fatores que contribuem para o crescimento deste segmento
O mercado de venda de produtos via internet, o E-commerce, cresce ano a ano. Só no primeiro semestre de 2010 o segmento subiu 40% em relação ao mesmo período do ano passado, que contou com um faturamento bruto de R$ 6,7 bilhões, segundo a E-bit, empresa de monitoramento de comércio eletrônico. Com as vendas de Natal, este ano deve fechar em 14,3 bilhões. Como explicar isso? Confiabilidade e confiança são as maiores responsáveis. Cada vez mais estas duas palavras têm influenciado a decisão de compra do consumidor, que tem acreditado tanto na loja em que efetuou a compra, quanto na empresa que fará a entrega.
Um bom exemplo é a Ramos Transportes, uma das maiores empresas do segmento no País e que atua há nove anos na entrega de produtos comprados pela internet, que realiza em média 190 mil entregas por mês. Atualmente, o E-commerce corresponde a fatia de 35% do faturamento total anual da empresa e 50% do total de envios da empresa. “Finalizamos o ano com a implantação de uma série de evoluções tecnológicas e processos operacionais que nos deixam bem estruturados para atender as demandas”, explica Adriano Campos, Diretor B2C da Ramos Transportes. Desde o início do ano, a empresa vem se preparando com a ampliação de 12 unidades e investimentos na ordem de R$ 8 milhões na aquisição de veículos, além de treinamentos constantes dos colaboradores. O desenvolvimento e o aprimoramento das ferramentas existentes são fundamentais como, por exemplo: coleta por código de barra, acompanhamento on-line dos pedidos, até a finalização da entrega que pode ser através de várias ferramentas dentre elas baixa via celular.
Mas o segredo do crescimento da divisão de E-commerce também está na operação de logística reversa, que é a devolução dos produtos, seja por qual for o motivo. “Estamos com maior foco nesta área, pois é uma operação normalmente renegada ou esquecida pelas empresas”, comenta Campos.
Para 2011, a meta é trabalhar cada vez mais para fortalecer os elos com os clientes. “Uma tendência forte neste mercado é o crescimento das pequenas empresas do “ponto.com”. Estamos nos adaptando e fornecendo tecnologias que se enquadram em suas necessidades”, completa o Diretor B2C.
Sobre a Ramos Transportes
Com 67 unidades instaladas em todo o território nacional, a Ramos Transportes é a empresa que mais aposta no potencial das regiões Norte/Nordeste. Devido ao padrão de qualidade adotado em todas as unidades no Brasil, a transportadora foi a primeira empresa brasileira a alcançar o Nível Ouro da Transqualit - norma de referência em qualidade das empresas de transporte. Além disso, a Ramos é também certificada pelas normas ISO 9001:2000 e possui a certificação Transqualit para transporte de Produtos Farmacêuticos.
Serviço:
Ramos Transportes
www.ramos.srv.br
Mais informações:
Assessoria de Imprensa:
Contato Comunicação & Marketing
Pabx: (11) 3288-8424
Alice Schmitt (11) 3288-8424
pauta2@contatopauta.com.br
Erika Soós – (11) 3288-7108
erika@contatomcg.com.br
Claudia Dias – (11) 3251-2359
claudia@contatomcg.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário