terça-feira, 24 de agosto de 2010

Ao vencedor, as batatas!


É impossível fugir da famosa batata frita. Sozinha ou acompanhada, com ou sem casca, ela é unânime. Classificada como vilã para quem conta as calorias, há muitos mitos a seu respeito. Mas será que não há nada de bom nesse vegetal?



Fritas, assadas, cozidas ou como acompanhamento. As batatas são um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo e podem ser base de uma infinidade de pratos e receitas. Originária do Peru, o tubérculo faz parte da alimentação há mais de 7 mil anos e, ao longo do tempo, foi eternizada na gastronomia mundial nos mais diversos modos de preparo.



Apesar de seu valor calórico e o rótulo de vilã calórica, é preciso levar em conta que, além de rica em carboidrato, ela também tem em sua composição as vitaminas B e C, ferro e zinco, tornando-se indispensável para consumo.



Outra discussão que segue o alimento é sobre a mais famosa das receitas: a batata frita. O vegetal foi levado para a Espanha em 1570 e o dado não é discutido, porém, espanhois e franceses disputam o título de criador da versão cortada em tiras e mergulhada no óleo vegetal. A Bélgica também entrou na briga quando o historiador Jô Gerard descreve o “fritar batatas” em 1681, dando o título ao País Baixo.



Em São Paulo, a hamburgueria Família Burger, localizada em Perdizes, oferece a tradicional batata cortada em tiras e sem casca, bem sequinha. Os acompanhamentos podem ser diferenciados e, no cardápio, os destaques são o parmesão, cheddar ou a famosa maionese da casa. O segredo de uma boa batata frita é fazer com que ela fique crocante por fora e macia por dentro. Deixá-la sequinha também é fundamental.





Receita - Batata Frita sequinha



Ingredientes:

2 batatas grandes do tipo seca

Sal a gosto



Modo de fazer:

Lave bem as batatas ainda com casca. Enxugue muito bem. Descasque-as e coloque em uma panela ou tigela com água, para evitar que oxidem em contato com ar e fiquem pretas. Corte em fatias de 1 cm, em média. Comece cortando ao meio. Coloque todas as batatas novamente na panela com água. Coloque uma panela, com paredes altas, para esquentar com bastante óleo dentro. Seque as batatas em um pano de prato limpo. Coloque-as dentro da panela com óleo. Mexa para que elas não grudem. Pare de mexer e deixe fritar. Essa primeira etapa estará pronta quando as batatas estiverem esbranquiçadas e macias. A intenção é que elas cozinhem apenas. Repita esse procedimento até acabarem as batatas. Retire as batatas da panela com uma escumadeira e escorra sobre papel-toalha. Essa etapa pode ser feita com bastante antecedência, deixando para fazer a segunda etapa na hora em que o prato for servido.



Para fazer a segunda etapa, volte a esquentar a panela com o mesmo óleo. Coloque as batatas e mexa para que não grudem. Pare de mexer e deixe-as fritar até que atinjam uma coloração bem dourada. Retire as batatas da panela com a ajuda de uma escumadeira e escorra sobre papel-toalha. Salgue e sirva, imediatamente. Você reparará que esse método deixará as batatas muito crocantes por fora e bem macias por dentro.





Serviço:

Família Burger

Rua Monte Alegre, 681 - Perdizes

Tel: (11) 3672-8989

Horário de funcionamento: segunda a domingo das 10h00 às 23h00

Estacionamento no local

Aceita todos os cartões de crédito

Site: www.familiaburger.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário