quarta-feira, 21 de julho de 2010

Portal da Sustentabilidade estimula executivos a incorporarem a sustentabilidade em seus negócios

Sustentabilidade não deve ser sinônimo de custos. Pelo contrário, ter práticas sustentáveis significa ter equilíbrio entre decisões econômicas, financeiras, ambientais e sociais. Mas sem a devida orientação, muitas empresas acabam dispersando ações ditas sustentáveis sem uma coordenação que gere um resultado em benefício da empresa. Em muitos casos, há uma enorme pulverização de esforços e os gestores passam a enxergar sustentabilidade como custo e não como investimentos em seu benefício.

Os maiores erros que as empresas estão cometendo são, antes de incorporar sustentabilidade em sua estratégia, passar a: desenvolver ações de preservação ambiental desconectadas do seu negócio, ações filantrópicas e assistencialistas que não trazem retorno para a empresa, desenvolvimento de relatórios de sustentabilidade "para dizer que tem" e compensar a emissão de CO2 provocada por suas ineficiências "para ficar bem na fita". São atitudes insustentáveis já que não contribuem para a redução de riscos socioambientais nem para a capacidade de competição da empresa.

Nesse contexto, a ECO Business 2010 – Feira e Congresso Internacional de Econegócios e Sustentabilidade, que acontece entre os dias 31 de agosto, 1 e 2 de setembro, em São Paulo, lança o Portal da Sustentabilidade, em parceria com o Grupo SustentaX. O cyber space tem como principal objetivo estimular gestores de empresas a incorporarem a sustentabilidade em seus negócios, gerando valor aos investidores, colaboradores, consumidores, entre os demais públicos das empresas.

Para isso, o Grupo SustentaX criou um questionário interativo para avaliar rapidamente o nível de sustentabilidade das empresas, divididas entre fornecedores de matérias primas, fabricantes e varejistas, de forma que compreendam de maneira prática como podem obter mais benefícios e rentabilidade via ações efetivamente sustentáveis. De forma integrada, o Grupo SistentaX desenvolve o conceito de sustentabilidade ajudando as corporações a terem seus negócios mais competitivos e sustentáveis, identificando para os consumidores produtos e serviços sustentáveis e elaborando projetos de sustentabilidade para empreendimentos imobiliário.

Além disso, haverá profissionais para esclarecer dúvidas, fornecer mais orientações e detalhar a metodologia que o Grupo SustentaX desenvolveu e aplica nas empresas para que tornem seus negócios mais competitivos e preparados para atender o mercado. Os consumidores têm mostrado preferência por produtos com rotulagem ambiental como o Selo Procel de eficiência energética, mesmo que de marcas desconhecidas.

Durante os três dias de evento, os visitantes também poderão conferir a feira de negócios, com diversos expositores de produtos e serviços sustentáveis. Paralelamente acontece também o Congresso Internacional de Econegócios e Sustentabilidade, com a presença de renomados palestrantes como Maílson da Nóbrega, Sérgio Abranches, José Domingos Gonzáles Miguez, Marco Antonio Fujihara, entre outros, e o Seminário Maden 2. A programação ainda conta com diversas novidades como a primeira Biblioteca Sustentável do país e o Cinema 3D.


Serviço:
ECO Business 2010
Data: 31 de agosto, 1 e 2 de setembro de 2010
Horário da Feira ECO Business: Das 13 às 21 horas
Horário do Congresso ECO Business: Das 9h às 17 horas
Local: Centro de Exposições Imigrantes, São Paulo (SP)
Mais informações: www.ecobusiness.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário