O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (DIPJ) é dia 30 de junho. E neste ano muito atenção na hora de fazer sua declaração, pois há uma série de novidades, uma delas está relacionada ao Regime Tributário de Transição
As empresas brasileiras tem até às 23h59min59s do dia 30 de junho para declarar o Imposto de Renda referente ao exercício de 2009. Deverão prestar contas com a Receita todas as pessoas jurídicas de direito privado domiciliares no país e as filiais, sucursais ou representações das pessoas jurídicas com sede no exterior.
Também devem entregar Declaração do Imposto de Renda as administradoras de consórcios, as instituições imunes e isentas, as sociedades cooperativas, as empresas públicas e as sociedades de economia mista.
Nesse ano há uma série de novidades, e de acordo com Simone Domingues, contadora da Trade Contabilidade, empresa do grupo Virtual Office, as mais importantes estão relacionadas ao Regime Tributários de Transição (RTT). Na ficha 6 , as informações relacionadas às novas normas contábeis devem ser prestadas, para apuração do lucro líquido do período. Já na ficha 7 devem constar os dados pela lei antiga. Simone relembrar que em 2008 e 2009 a prestação de contas pelo RTT era facultativa, porém ela passa a ser obrigatória para as contas desse ano, entregues em 2010.
Os programas para a declaração estão disponíveis no site da Receita, mas para tirar dúvidas sobre as novas regras, fichas 6/7, 50/51, 64/65 e prazos, Simone Domingues responde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário