Para muitas
empresas, a conquista do cliente interno é tão importante quanto o cliente
final, conquistando espaço exclusivo dentro da agenda dos gestores no que tange
a comunicação e até mesmo os cursos profissionalizantes. Na rede de academias
Bio Ritmo, os profissionais participam da Escola de Excelência, que existe há
17 anos e visa trazer padronização aos processos da instituição. “É uma forma
de garantir que o cliente vai receber o que vendemos para ele. Além disso, quem
passa pela Escola de Excelência fica mais tempo na empresa, tem uma rejeição
menor por parte dos clientes e menor índice de conflitos com a equipe”,
descreve Saturno de Souza, diretor técnico da Bio Ritmo.
Destinado aos
profissionais de venda e aos professores de ginástica e musculação, a Escola de
Excelência objetiva ensinar o processo Bio Ritmo aos recém-contratados: “o
objetivo é colocar o colaborador em contato com a cultura da empresa, conhecer
seus processos para que possa falar a mesma língua dos demais colaboradores com
os clientes”, diz Saturno de Souza, que lembra que há processos específicos
para cada profissional – professores ou de venda – e que tem duração de até
três meses dependendo da área.
O profissional
trabalha na academia ao mesmo tempo que participa da Escola de Excelência,
mesmo que ele seja só um estagiário. “No passado os colaboradores ficavam só na
escola, mas notamos que alguns profissionais tinham pressa para colocar a mão
na massa e acabavam partindo para outras academias antes de concluírem o
treinamento. Além disso, se ele não vivencia o que está aprendendo na escola,
dificilmente absorve o conteúdo. Então colocamos os ensinamentos na prática
para ver quais são as dificuldades e como melhorá-las.”
Investir no
treinamento da equipe é fundamental para criar um serviço e atendimento padronizado
entre os colaboradores, que passam a usar uma mesma linguagem e conhecer todos
os procedimentos, e também para fideliza-lo, pois ele sabe que pode contar com
a empresa caso precise. Os cursos da Escola de Excelência são feitos e refeitos
sempre que há uma alteração dos processos ou quando uma nova ferramenta é
implementada para que os profissionais envolvidos percebam o quanto a
instituição investe também no seu crescimento e possam sentir orgulho de fazer
parte do time.
Os esforços têm
dado certo, tanto que a Bio Ritmo acabou de ser agraciada com o prêmio Great
Work Place Award, sendo considerada uma das 36 empresas de serviço do mundo
que se destacam pela cultura de engajamento das equipes. “É uma vitória porque
não estamos falando de uma disputa entre academias. Concorremos com hotéis,
hospitais, entretenimento, empresas que prestam serviços. Os critérios são
muito rígidos e é muito gratificante fazer parte desses premiados”, conclui o
diretor técnico.
Bio Ritmo
Academias
O Grupo Bio
Ritmo, formado pelas bandeiras Bio Ritmo e Smart Fit, é a maior rede de
academias da América Latina e a 18ª maior do mundo, com mais de 550 mil alunos.
A bandeira Bio Ritmo abriu sua primeira academia em São Paulo em 1996 e tem
hoje 26 unidades, sendo 25 unidades localizadas na grande São Paulo e uma em
Belém (PA). A rede é a representante oficial na América Latina do FACE2FACE,
programa que garante resultados nos primeiros 45 dias de treino.
Mais Informações:
Contato
Comunicação & Marketing
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3288-8424
Mayra Barreto –
(11) 3288-7108/ 9.9986-8058
Claudia Dias -
(11) 3825-2444
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