terça-feira, 3 de junho de 2014

Copa do Mundo requer cuidados especiais de gestantes

Sugestão de pauta

Gestantes precisam se programar para evitar desconfortos e problemas durante o maior evento esportivo que começa na semana que vem

O Brasil se prepara com ansiedade para receber turistas e torcedores de todos os cantos do mundo. Sede do Mundial, diversas cidades brasileiras preparam esquemas especiais para o trânsito e o transporte público a fim de evitar transtornos. Algumas vão até decretar feriado sempre que houver jogo – seja do Brasil ou de outra seleção. Tantas alterações demandam atenção especial de um público específico e que talvez nem pense muito em futebol: as gestantes.

O ginecologista e obstetra Domingos Mantelli lembra que as mulheres grávidas devem se precaver para casualidades que podem acontecer no período, como o parto normal acontecer em dia de um jogo da seleção. “O ideal é que a futura mamãe conheça o caminho do hospital em que vai dar a luz e, principalmente, tenha rotas alternativas para escapar de protestos, trânsitos e outras intercorrências”, diz o médico.

As mulheres que estão no início da gravidez também têm com o que se preocupar. Como os jogos são vistos como motivo de festa no Brasil e muitas empresas dispensam os funcionários para assistir às partidas, Mantelli frisa que elas devem tomar cuidados com a multidão, para evitar esbarrões, pancadas na barriga e quedas. “Aquelas que vão assistir aos jogos nos estádios, devem evitar ficar muito tempo em pé. Em casa, também devem variar a posição, sempre levantando de tempos em tempos, dando uma voltinha, para ajudar a circulação, evitar varizes e os demais desconfortos de coluna.”  E atenção com os petiscos! Mantelli lembra que é muito fácil “enfiar o pé na jaca” durante os happy hours e encontros para assistir aos jogos da Copa. Logo, as gestantes devem priorizar os sucos de fruta natural, sopas leves, frutas, legumes e alimentos com pouca concentração de sal. “Queremos evitar o aumento de peso e da pressão arterial, que coloca em risco a vida da mãe e da bebê. Se exagerou um pouquinho, tente compensar com uma caminhada, aulas de hidroginástica e siga sempre a recomendação do seu médico.”

FONTE: Dr. Domingos Mantelli – é ginecologista e obstetra, pós graduado em ultrassonografia Ginecológica e Obstétrica e pós graduado em perícias médicas. http://domingosmantelli.com.br/

Mais Informações:
Contato Comunicação & Marketing
Pabx: (11) 3288-8424
Mayra Barreto – (11) 3288-7108/ 9.9986-8058

Claudia Dias - (11) 3825-2444

Nenhum comentário:

Postar um comentário