Tem gente que precisa mesmo emagrecer e tem aqueles que só querem fazer as pazes com a balança. Só que fazer dieta e praticar exercício são tarefas que requerem disciplina e força de vontade, o que acaba levando muita gente a criar justificativas e até mesmo sabotar o próprio plano de emagrecer. A nutróloga Ana Luisa Vilela, especialista em emagrecimento, explica os mitos e verdades das principais desculpas usadas pelos gordinhos:
- Metabolismo lento: se a pessoa tiver hipotireoidismo, então o metabolismo realmente fica mais devagar. Fora isso, ele reduz um pouco o ritmo no inverno, mas nada significativo a ponto de evitar o emagrecimento. Basta investir em alimentos termogênicos que estimulam o funcionamento do metabolismo e praticar atividade física que o metabolismo funciona adequadamente e a pessoa emagrece.
- Comer pouco: tem muito gordinho que realmente come bem pouco, mas de forma errada. Além de escolher alimentos calóricos e pobres em nutrientes, também ‘beliscam’ várias guloseimas ao longo do dia e com isso aumentam a ingestão de calorias mais do que se fizessem uma refeição completa e equilibrada.
- Ansiedade: essa é uma desculpa comum que pode ser convertida em aliada, já que é possível usar a ansiedade como justificativa também para ir pra academia. Quer deixar de se preocupar com alguma questão: vá malhar e aproveite para emagrecer e conquistar saúde.
-Hereditariedade: os genes da obesidade são transmitidos, sim, de pai para filho, mas é possível lidar com eles e evitar o sobrepeso ao adotar uma dieta saudável, rica em nutrientes e fibras e pobre em gorduras e ao se exercitar
Dra. Ana Luisa finaliza explicando que sempre há uma forma de converter a desculpa do gordinho em algo positivo para que ele emagreça. ”Ter força de vontade e desejo de mudar é o primeiro e o mais importante dos passos”, diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário