terça-feira, 10 de setembro de 2013

Ministério da Saúde constatou que mais de 50% da população está acima do peso, nutróloga comenta

Mudanças na dieta dos brasileiros é a grande causadora de sobrepeso entre adultos


A obesidade é um problema de saúde pública, que já se tornou uma pandemia. Preocupado com o aumento no número de pessoas que estão acima do peso ideal, o Ministério da Saúde decidiu monitorar a balança dos brasileiros e divulgou, esta semana, que 51% dos adultos estão com sobrepeso.  "A pesquisa aponta o que os médicos já sabiam: os hábitos alimentares da população brasileira mudaram muito e, com isso, virou o vilão na briga com a balança", diz Ana Luisa Vilela, medica nutróloga, especialista em emagrecimento.

O maior poder de compra é apontado como um dos fatores determinantes na mudança da dieta, tanto que a pesquisa Vigitel mostra que 54% dos homens estão acima do peso e, desses, 58% têm nível superior completo. Entre as mulheres, 48% estão mais gordas, sendo que 40% têm nível superior. "Hoje em dia consome-se muitos alimentos prontos e processados. A praticidade traz, embutida, uma maior quantidade de sódio, açúcares e gorduras", ensina Ana Luisa.

Dados da pesquisa comprovam que 26% dos entrevistados disseram ingerir refrigerantes frequentemente.  "Até mesmo os sucos prontos, que muitos acham que é uma alternativa saudável aos refrigerantes, na verdade colabora com o aumento de peso, porque é cheio de sódio e açúcares", indica. A prática de atividades físicas, aliada a uma alimentação equilibrada é o segredo para evitar o ganho de peso.  "A obesidade traz complicações que vão além da estética. As doenças metabólicas como diabetes e hipertensão, são crônicas, ou seja, não têm cura e colocam a vida em risco. Não precisamos ser radicais com a dieta, mas também não devemos nos arriscar por tão pouco", frisa a medica.

Serviço:
Clínica Slim Form
Unidade I - Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 101 – Jd América – São Paulo - SP
Fone/fax (11) 3081-0836 Nextel (11) 7889-8268


Nenhum comentário:

Postar um comentário