Um grupo de professores de marketing da
Universidade Estadual de Weber, nos Estados Unidos, realizou uma pesquisa sobre
gift cards com 317 pessoas para entender o significado de um
vale-presente para o consumidor. A conclusão é que entre dinheiro e gifts
cards, os presenteados preferem os cartões por conta de aspectos emocionais
e simbólicos. Por isso, é cada vez mais comum que empresas utilizem o recurso
como forma de fidelização e experimentação.
A
tendência já foi abraçada por uma das primeiras lojas virtuais do Brasil. A
Eletrônica Santana acaba de fazer uma parceria com a Vale-Presente, empresa
referência no setor de gift cards. Segundo o gerente de e-commerce da
Eletrônica Santana Flavio Inacio, "o objetivo é oferecer uma solução
segura, prática e eficiente aos consumidores", acrescentando que “o
mercado de e-commerce se movimenta e as empresas buscam novas
ferramentas para obter maior visibilidade e reforço no segmento”.
Flavio
conta que a experiência de compra passa a ser outra, começando pela
personalização do cartão. O consumidor escolhe a imagem, a frase e o valor
limite que deseja gastar, de R$100 a R$600. São mais de 8 mil produtos
disponíveis para compra. "O gift card fica com a cara do
consumidor, excluindo também a insegurança, indecisão e risco de erro do
comprador". E quem presenteia tem 100% de certeza de acertar o presente.
Assim, a fidelização desses consumidores também é certa, sendo uma opção
contínua na vida das pessoas.
O
mercado corporativo também leva vantagem. É uma ótima oportunidade para
presentear colaboradores em datas comemorativas, ou até mesmo, como forma de
motivação.
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