terça-feira, 13 de novembro de 2012

Black Friday 2012: saiba como as empresas se organizam para a data


Especialistas dão dicas de como aproveitar a data mais lucrativa do e-commerce brasileiro

A próxima edição do Black Friday já começa a criar grandes expectativas para os consumidores e empresas participantes. Em 23 de novembro, a mobilização em massa das lojas virtuais brasileiras vai promover uma megaliquidação de diversos produtos. Analisando esse potencial de vendas, que possui uma projeção em torno de R$ 135 milhões em 2012, as empresas já começam a se planejar a duas semanas do grande dia. Porém, como uma empresa pode se preparar para um evento tão impactante no comércio eletrônico do País?

Primeiramente, a infraestrutura da empresa é um fator primordial para os que pretendem participar. De acordo com o gerente de e-commerce Flavio Inacio não adianta investir em divulgações dos produtos se a plataforma da empresa não estiver preparada para receber uma grande quantidade de visitas. É necessário um planejamento, principalmente com a preparação do estoque. “O volume de pedidos é muito grande durante essa data e é necessário possuir um estoque preparado, já que se o consumidor não encontrar o produto na sua loja, certamente vai comprar em outra”, afirma Flavio. Na última edição da ação, o número de pedidos registrados no comércio eletrônico brasileiro foi de 237 mil.

O setor de marketing da empresa também deve ter atenção redobrada durante essa ação, já que através de canais como redes sociais, e-mail marketing e anúncios em outros sites, são grandes responsáveis pela visibilidade da empresa. “É importante lembrar que o Black Friday vai muito além de faturamento, é uma aproximação e fidelização dos clientes”, afirma o gerente de marketing da Eletrônica Santana, Jefferson Fernandes. Segundo ele, por conta das ações de marketing realizadas na última edição do Black Friday, as expectativas são muito maiores em 2012. “Cada venda, mesmo com um ticket médio baixo, é uma oportunidade de fidelizar os clientes e trazê-los novamente a loja futuramente”, explica.

Por isso, as empresas que pretendem entrar nessa mobilização, precisam entender que é necessário um planejamento antes de entrar em um mercado tão competitivo. No caso, análise da concorrência, pesquisa de mercado e viabilidade da empresa são pontos iniciais. É necessário entender os pontos fortes e fracos do negócio, e assim, traçar um retrato do setor, dos serviços e produtos. A cada ano, as lojas possuem uma maior preparação e o aumento da quantidade de e-consumidores, que chega a 37 milhões no País, auxiliam para que o Black Friday continue sendo o dia mais lucrativo da história do e-commerce brasileiro. No dia 23 de novembro, isso será comprovado, e comprado!

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