Especialistas dão dicas de como
aproveitar a data mais lucrativa do e-commerce brasileiro
A próxima edição do Black Friday já
começa a criar grandes expectativas para os consumidores e empresas
participantes. Em 23 de novembro, a mobilização em massa das lojas virtuais
brasileiras vai promover uma megaliquidação de diversos produtos. Analisando
esse potencial de vendas, que possui uma projeção em torno de R$ 135 milhões em
2012, as empresas já começam a se planejar a duas semanas do grande dia. Porém,
como uma empresa pode se preparar para um evento tão impactante no comércio
eletrônico do País?
Primeiramente, a infraestrutura da
empresa é um fator primordial para os que pretendem participar. De acordo com o
gerente de e-commerce Flavio Inacio não adianta investir em divulgações dos
produtos se a plataforma da empresa não estiver preparada para receber uma
grande quantidade de visitas. É necessário um planejamento, principalmente com
a preparação do estoque. “O volume de pedidos é muito grande durante essa data
e é necessário possuir um estoque preparado, já que se o consumidor não
encontrar o produto na sua loja, certamente vai comprar em outra”, afirma
Flavio. Na última edição da ação, o número de pedidos registrados no comércio
eletrônico brasileiro foi de 237 mil.
O setor de marketing da empresa
também deve ter atenção redobrada durante essa ação, já que através de canais
como redes sociais, e-mail marketing e anúncios em outros sites, são grandes
responsáveis pela visibilidade da empresa. “É importante lembrar que o Black
Friday vai muito além de faturamento, é uma aproximação e fidelização dos
clientes”, afirma o gerente de marketing da Eletrônica Santana, Jefferson
Fernandes. Segundo ele, por conta das ações de marketing realizadas na
última edição do Black Friday, as expectativas são muito maiores em 2012. “Cada
venda, mesmo com um ticket médio baixo, é uma oportunidade de fidelizar os
clientes e trazê-los novamente a loja futuramente”, explica.
Por isso, as empresas que pretendem
entrar nessa mobilização, precisam entender que é necessário um planejamento
antes de entrar em um mercado tão competitivo. No caso, análise da
concorrência, pesquisa de mercado e viabilidade da empresa são pontos iniciais.
É necessário entender os pontos fortes e fracos do negócio, e assim, traçar um
retrato do setor, dos serviços e produtos. A cada ano, as lojas possuem uma
maior preparação e o aumento da quantidade de e-consumidores, que chega a 37
milhões no País, auxiliam para que o Black Friday continue sendo o dia mais
lucrativo da história do e-commerce brasileiro. No dia 23 de novembro, isso
será comprovado, e comprado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário