Pode não parecer, mas o repouso também faz parte do treinamento. Aliás, na medida certa, o descanso entre um exercício e outro ajuda a potencializar os resultados. É nesse período que o músculo se recupera do esforço feito e, dessa forma o aluno consegue realizar a próxima série com a mesma qualidade da primeira.
A maioria das pessoas não respeita esse tempo, pois não sabe a real importância que tem para conquistar o resultado esperado. Os intervalos de descanso têm influência no estresse do treino e no total de carga que pode ser utilizada. Estes intervalos influenciam ainda o grau de recuperação de energia ATP-CP, a concentração de lactato no sangue, como também podem influenciar fatores como a fadiga e a ansiedade. “O exercício com menor tempo de intervalo, de 30 segundos a 1 minuto, geralmente é feito para os iniciantes, pois exige baixa intensidade e melhora a vascularização, fator fundamental para trabalho mais especifico e avançado”, afirma Ana Paula Oliveira, profissional de educação física da Smart Fit/Recife.
A dica da Ana Paula para não perder o tempo de descanso entre um exercício e outro é utilizar um cronômetro, ou o próprio relógio para controlar esse intervalo e garantir a melhor execução do treino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário