terça-feira, 21 de agosto de 2012

Pares perfeitos - como deixar os acompanhamentos a altura do prato principal

Folhas, ovos, legumes e até mistura de doces com salgados. O segredo dos acompanhamentos está em sua função, servidos com o prato principal, completam e dão um toque especial nas refeições. Para Beto Isaac, restauranteur da hamburgueria Família Burger, o segredo é harmonizar os sabores para não errar na hora de combinar.


Um, dois ou três. Não importa o número de acompanhamentos, o fundamental é realizar a combinação mais adequada com o tipo do prato. E não é uma tarefa difícil, basta atenção para o acompanhamento não roubar a cena e nem o sabor do prato principal.

A dica básica do restauranteur Beto Isaac é combinar sempre uma porção de proteína e uma de carboidrato com legumes e folhas. Dessa maneira o prato fica completo e balanceado. No caso dos pratos que levam carne, o acompanhamento pode ser legumes no vapor, pire de batata ou arroz branco e vinagrete. As saladas podem ser servidas tanto como acompanhamentos das carnes, como prato principal ou junto com a omelete. Já os lanches fazem par perfeito com a batata frita. “O fundamental é combinar o prato principal com ingredientes de colorações distintas, cujos sabores harmonizem-se”, completa Beto.

Outra opção é misturar hortaliças e sabores adocicados com os pratos salgados. Exemplos clássicos são: aspargo com salmão, presunto cru com figos, gorgonzola com peras ou castanhas, cogumelos com brie, linguiça com erva-doce, ervilha torta com bacon, abóbora com carne seca e tomate seco com rúcula. A mistura do doce com o salgado nos acompanhamentos garante sabores exóticos de serem apreciados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário