segunda-feira, 28 de maio de 2012

Grão da felicidade: Alimento rico em proteína é a dica para uma refeição saudável

Amigo da dieta, o grão de bico ganha cada vez mais adeptos e está presente em várias receitas do cardápio brasileiro. O segredo de tanto sucesso está no baixo valor calórico, grande variedade de nutrientes e maior sensação de saciedade. Também conhecido como alimento da alegria, o grão contém alta taxa de triptofano que aumenta a produção de serotonina e afasta os sintomas da depressão. 

O que talvez nem todos saibam é que o grão de bico é um dos alimentos mais completos que existe. Com 30% a mais de proteína do que o feijão, o grão contém zinco, potássio, cálcio e magnésio. Se consumido todos os dias, reduz o nível de colesterol ruim. Para as mulheres esse alimento é indispensável, pois possui hormônio vegetal, substância eficaz na prevenção da osteoporose e no combate a doenças do coração e câncer de cólon. E ainda ajuda a emagrecer porque aumenta a sensação de saciedade. 

No restaurante Arabesco, localizado em Perdizes, o grão de bico está presente em diferentes pratos da culinária árabe. A pasta Homus (R$ 17), por exemplo,  mistura o grão-de-bico moído com molho de gergelim, o tahine, e é um alimento bem nutritivo, pois contém uma grande quantidade de proteínas, fibras, gordura mono-insaturada e ferro. Beto Isaac, restauranteur do tradicional sírio-libanês Arabesco, conta que “além de agradar ao paladar, as pastas contém importantes componentes para uma dieta saudável, como proteínas e fibras”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário