terça-feira, 24 de abril de 2012

Fazer atividade física sem orientação é tão perigoso quanto ficar no sofá


O que era para ser algo bom para a saúde acaba se tornando um problema sério. Lesões, fraturas, distúrbios hormonais e mudanças de humor lideram a lista de consequências deste mau hábito, sem falar no risco destes praticantes terem algum problema cardíaco, respiratório, que torna a atividade física ainda mais preocupante.
Uma pesquisa recente feita pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo em parceria com a Celafiscs – Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, revelou que um em cada sete paulistas praticam atividade física sem orientação de um professor de educação física.
O auxílio de profissionais de educação física é essencial na hora de adequar a atividade às necessidades de cada um. “O profissional vai observar os erros do aluno, frear os excessos”, explica Saturno de Souza, diretor técnico da Bio Ritmo Academia. “Eles não percebem que estão indo além dos limites ou fazendo alguma coisa errada”, detalha.
É aquele velho ditado: o barato sai caro. Aqueles que acham que fazer atividade física sem orientação estão economizando, lá na frente vão gastar muito mais para tratar as lesões e outras consequências. Saturno explica que o principal sintoma de que a atividade está sendo mal feita é a redução de desempenho, seguido de alterações como insônia, cansaço, dores musculares, irritação, ansiedade, agressividade, cefaléia, problemas articulares, aumento da pressão arterial, batimentos cardíacos alterados.
“Começamos uma campanha fundamental para orientar as pessoas a praticar atividade física corretamente”, anuncia Saturno, acrescentando que “vamos doar 100 planos de saúde onde cada participantes será monitorado e estimulado a conquistado seu objetivo”. A ideia é oferecer um treino completo, em que os ganhadores entrem na academia não somente para fazer exercícios, mas que tenham acompanhamento exclusivo, passando por avaliação física e atendimento personalizado. “Serão 2 meses para mudar a vida dessas pessoas”, conclui.
Sobre a Bio Ritmo
Criada em 1996, a Bio Ritmo é a maior rede de academias de São Paulo e a representante oficial na América Latina do FACE2FACE, programa que garante resultados nos primeiros 45 dias, com 30 minutos de exercícios três vezes por semana. Com foco em inovação, a Bio Ritmo é referência no mercado nacional pelo desenvolvimento de programas e treinamentos exclusivos e personalizados que têm como objetivo o resultado do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário