No clube, na praia ou até nas festas em casa as crianças também escolhem o figurino para cair na folia. Com fantasia ou com uma roupa mais confortável sobra aos pais cuidar do item mais perigoso: o sapato. As meninas preferem o salto alto, mas o acessório pode atrapalhar a formação óssea da criança.
Para evitar quedas e tropeços pelo caminho os tênis, sandálias e chinelos fechados atrás são a melhor opção já que a criança precisa se sentir confortável e principalmente equilibrada. Fernanda Davi, fisioterapeuta pediátrica explica que além de correr o risco de torcer o pé, as crianças se sentem instáveis ao andar. “O salto mais alto gera desequilíbrio, seja tipo plataforma ou o mais fino”, fala a especialista acrescentando que “essa sobrecarga pode ainda causar danos sobre a coluna. Ao usar um calçado com salto, as crianças tendem a forçar o equilíbrio, pois ainda não estão totalmente formadas para se sentirem seguras em cima desses sapatos”, detalha.
Quanto mais baixo e confortável for o calçado menos agressivo será à coluna e pode gerar desconfortos, dores e até mudanças na postura. “As crianças ainda estão em fase de formação óssea e não podem comprometer a estrutura da coluna, em especial nesses dias em que elas se movimentam o tempo todo pulando o Carnaval”, completa.
Fernanda Davi
Fisioterapeuta formada pela Universidade da Cidade de São Paulo. Especialista
Nenhum comentário:
Postar um comentário