quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Sem cicatriz - novidades da dermatologia eliminam as marcas

Um tombo de bicicleta, um tropeção na escola ou até mesmo doenças e cirurgias podem deixar cicatrizes incômodas para o resto da vida. O lado bom é que os avanços nas técnicas de laser recém chegada ao Brasil diminuem o aspecto das cicatrizes. Isso porque a ação da luz do laser é capaz de remover a pele danificada e indesejável, deixando as marcas quase imperceptíveis.

A novidade é o laser fracionado de 1540 nm e sua nova ponteira XD (extra-deep) que utiliza uma luz de alta energia para remover a vermelhidão, a espessura e melhorar a profundidade da cicatriz. O processo remove a epiderme - camada mais superficial da pele - e parte da derme - a segunda camada. Essa luz ao atingir as camadas da pele provoca micropontos de queimaduras. ”A luz aquece essas camadas intensamente até que as células evaporem. Promove uma remodelação do colágeno, trazendo melhora na textura e um perceptível clareamento”, explica o dermatologista Dr Marcos Bonassi.

E o melhor é que é possível retornar às atividades normais logo após o tratamento. Não há necessidade de afastar-se do trabalho e das atividades rotineiras. No local da aplicação do laser a cicatriz e a pele ao redor ficam avermelhadas, mas essa coloração regride no período de 7 a 10 dias. Nos casos de cicatrizes altas ou quelóides é necessário mais sessões e outros métodos podem ser associados ao laser fracionado.Geralmente recomenda-se de 4 a 6 sessões de tratamento com intervalos mensais, mas esse número varia muito de acordo com cada caso e tipo de pele.

Segundo o dermatologista, para estas cicatrizes mais elevadas não existe prevenção, elas aparecem de acordo com as tendências de cada pessoa. “Quando os tecidos são danificados, a pele demora um tempo para se regenerar. Existe um mecanismo que regula a formação das cicatrizes. Em algumas pessoas essa cicatrização é mais longa do que o necessário e a cicatriz acaba sendo produzida de forma excessiva."Esse novo laser fracionado 1540 XD pode ser utilizado para tratar cicatrizes normais de qualquer origem: desde cicatrizes de acne ou cicatrizes até as mais elevadas. "Para todos os casos é importante evitar a exposição solar sobre as marcas, para que o sol não as torne ainda mais escuras.”, completa.Durante o tratamento a exposição solar também é recomendada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário