Para conquistar um bom desempenho na hora de praticar atividade física, alguns fatores devem ser levados em consideração. Um deles é a respiração. Já é comprovado cientificamente que uma boa reeducação respiratória, além de prevenir doenças, pode reduzir o estresse, a hipertensão, a depressão e ainda ajudar a rejuvenescer e emagrecer.
Não há nada mais natural para o ser humano do que o ato de respirar. No entanto, ao contrário do que se pensa, a respiração adequada na prática de exercícios ainda é ignorada.Cerca de 80% das toxinas do corpo podem ser eliminadas através da respiração. Mas, geralmente, utilizamos não mais do que 30% da capacidade pulmonar. Um dos principais erros é o bloqueio da respiração durante os exercícios, provocando a apnéia. A conseqüência é cansaço muscular, falta de energia, ansiedade e dores nas costas.
Respirar corretamente e treinar a respiração podem trazer muitos benefícios. A dica é usar o abdome para respirar e assim, aumentar o fluxo interno de ar no seu organismo e melhorar seus desempenhos fisiológicos e mentais. “A respiração correta começa pelo nariz, de forma suave e constante, para que o ar seja aquecido e chegue aos pulmões de forma branda. Enquanto a expiração deve ser realizada pela boca, mas sem forçar a saída do ar, ela deve acontecer pelo relaxamento da musculatura envolvida na respiração”, afirma Luciano Sanchez, professor da Bio Ritmo Academia. Este tipo de respiração irá auxiliar no conforto do exercício e, também, na manutenção da freqüência cardíaca, que pode ser diminuída através de uma respiração calma e ritmada, podendo retardar a sensação de fadiga.
Respirar corretamente ainda ajuda na diminuição da ansiedade, restabelece a calma interior, alivia os sintomas de problemas respiratórios como bronquite, oxigena o cérebro, equilibra a circulação, combate prisão de ventre, insônia e cansaço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário