segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Social Commerce e Mobile Commerce reforçam o posicionamento de uma marca no varejo online

Durante os três dias do Shop. Org Annual Summit, maior evento internacional de e-commerce, nos EUA, foram discutidas as principais tendências sobre o varejo eletrônico. Rubens Branchini Martins, diretor comercial da Eletrônica Santana, loja virtual com mais de oito mil produtos, participou do evento pelo segundo ano consecutivo e conta que mais uma vez o Social Commerce foi destaque. O uso das redes sociais, principalmente o Facebook, é uma forma eficiente para criar credibilidade às lojas virtuais. “Recomendações de lojas e promoções de produtos pelas redes sociais são bem aceitas pelos consumidores online e um simples ‘curtir’ do Facebook tem grande valor como uma ferramenta que reforça a marca”, explica Martins.



Além das redes sociais, o mobile commerce também foi apresentado como uma tendência mundial. A pesquisa Global Consumer Survey apresentou que cerca de 79% dos proprietários de dispositivos móveis no Brasil realizaram compras ou utilizaram o aparelho para fins comerciais. “Os tablets trarão ainda mais força a este mercado por serem fáceis de manusear e terem telas maiores o que torna as transações mais confortáveis de serem realizadas”, ressalta o diretor. As lojas que decidirem entrar para o mobile commerce também sentirão facilidade de encontrar diversos desenvolvedores de aplicativos de compras para tablets e smartphones.



Outras estratégias como a redução do preço do frete ou até mesmo torná-lo grátis fizeram parte das discussões entre os especialistas em e-commerce. Entre as diferentes estratégias apresentadas estão: o frete médio, no qual se estipula uma tarifa única e a loja virtual absorve parte do custo; comprar pela internet e retirar o produto na loja física; e programas de fidelidade com fretes diferenciados.

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